Alibaba e Tencent avançam com expectativa de fim da repressão tecnológica na China

Reuters

Publicado 10.07.2023 11:51

Atualizado 10.07.2023 12:10

Por Scott Murdoch e Julie Zhu

HONG KONG (Reuters) - As ações do Grupo Alibaba (NYSE:BABA) e da Tencent subiram em Hong Kong nesta segunda-feira, com a multa de 984 milhões de dólares da China para o Ant Group sendo vista como um sinal do fim de uma repressão regulatória ao setor de tecnologia do país.

Após a penalidade na sexta-feira, a Ant, a afiliada do Alibaba, fundada por Jack Ma, anunciou uma recompra de ações de até 6 bilhões de dólares que avalia a fintech com desconto de 75% em relação ao anunciado em uma oferta inicial de ações (IPO) que foi abandonada.

O cancelamento abrupto do IPO da Ant no final de 2020 marcou o início de uma ampla repressão de Pequim a setores de tecnologia a educação, enquanto os reguladores tentavam conter o que consideravam excessos e más práticas após anos de crescimento descontrolado.

O banco central chinês disse na sexta-feira que a maioria dos problemas proeminentes para os negócios financeiros das empresas de plataforma foram corrigidos e os reguladores mudariam seu foco para a regulamentação geral do setor, em vez de empresas específicas.

"Vemos este anúncio como um marco importante para um ambiente regulatório regular, claro e visível para as empresas de internet da China", escreveram analistas da Huatai Research em nota aos clientes.

O escrutínio dos últimos dois anos criou um ambiente incerto que varreu bilhões do setor de tecnologia da China, incluindo do gigante do varejo online Alibaba, da empresa de jogos Tencent e do grupo de entrega de alimentos Meituan.

As ações da Alibaba em Hong Kong caíram 71% desde o início de novembro de 2020, quando o IPO da Ant foi cancelado e a repressão regulatória começou.

Nesta segunda-feira, as ações da Alibaba listadas em Hong Kong fecharam em alta de 3,2% na segunda-feira, superando a alta de 0,6% do índice de referência Hang Seng . A Tencent fechou em alta de 0,7%.