Alpargatas: mercados, farmácias e inovação dão resiliência às vendas da Havaianas

Estadão Conteúdo

Publicado 04.08.2020 17:54

Atualizado 05.08.2020 08:07

Alpargatas: mercados, farmácias e inovação dão resiliência às vendas da Havaianas

Em junho, a Alpargatas (SA:ALPA4) registrou o melhor resultado e margem para o mês desde 2014 para a Havaianas Brasil. O crescimento de vendas de 8% em relação ao mesmo período de 2019 foi impulsionado principalmente pela alta reposição de produtos em supermercados, lojas de conveniência e farmácias. A marca ainda captou tendências de consumo e lançou meias para usar com chinelos, apostando no conforto ao ficar em casa. A Havaianas teve crescimento da receita líquida de 5% em maio e 25% em junho.

"A relação das pessoas com as marcas se fortaleceu no período. No e-commerce, com as inovações que lançamos, os clientes consomem produtos além das sandálias ou chinelos", diz o presidente da Alpargatas, Roberto Funari. No comércio eletrônico, o crescimento da receita foi de 272% no segundo trimestre, ante o mesmo período de 2019. A empresa avalia que ele foi impulsionado por lançamentos como a linha sparkle, meias e a linha Pride, voltada à celebração do público LGBT+.

A empresa chegou a reduzir sua produção entre março e abril, para adaptar as fábricas aos novos padrões de segurança. "Fizemos reduções e suspensões de contrato, mas nunca paramos, nem demitimos. Hoje estamos contratando", diz Funari. Ele conta que, como os insumos de produção da Alpargatas tem base nacional, a empresa não sofreu com a falta de insumos da China. Logo, o maior desafio em termos de produção foi adaptar o chão de fábrica para evitar contaminações entre os funcionários. "Temos visto nas nossas fábricas índices da doença parecidos com os dos respectivos estados em que se encontram", afirma o presidente.

Internacional

A Havaianas Internacional registrou crescimento da receita líquida de 12% no trimestre, atingindo 46% da receita líquida total da Alpargatas. No mesmo período de 2019, a participação era de 33%. Em maio e junho, o crescimento da Receita Líquida de Havaianas Internacional foi de 61% e 57%, respectivamente.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações