Alta em NY limita queda do Ibovespa por commodities, em dia de Copom e Fed

Estadão Conteúdo

Publicado 22.03.2023 08:40

Atualizado 22.03.2023 12:10

Alta em NY limita queda do Ibovespa por commodities, em dia de Copom e Fed

O Ibovespa cai nesta quarta-feira, 22, mas reduziu o ritmo de baixa há pouco, assim que as bolsas em Nova York começaram o pregão em baixa moderada, mirando alta. Apesar disto, o índice Bovespa segue na faixa dos 100 mil pontos, após alcançar máxima dos 101.202,92 pontos, em alta de 0,20%, mais cedo.

"Precisa afastar o perigo de perder o nível dos 100 mil pontos sob pena de cair mais", avalia em comentário matinal o economista Álvaro Bandeira. "Mas os ruídos políticos e o arcabouço fiscal interferem bastante nos comportamento dos mercados de risco", completa Bandeira.

O sinal moderado das bolsas reflete a espera dos investidores pelas decisões de política monetária (início da noite) no Brasil e nos Estados Unidos (15 horas). Além disso, cita o estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus, as commodities estão fracas, em queda, o que tira "qualquer força" das ações da Vale (BVMF:VALE3) e da Petrobras (BVMF:PETR4). Os papéis têm recuo perto de 1% e de 0,35%, respectivamente, às 11h11.

O Comitê de Política Monetária (Copom) deve manter a Selic no atual nível, mas podendo indicar alguma mudança no comunicado. Já o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) deve elevar os juros em 0,25 ponto porcentual. A grande expectativa é pela entrevista coletiva do presidente do Fed, Jerome Powell (15h30).

Quanto ao Fed, diz Fabrizio Velloni, economista-chefe da Frente Corretora, o grande ponto é que ninguém sabe a direção dos juros. Segundo ele, mesmo que a autoridade monetária suba as taxas em 0,25 ponto porcentual hoje, a grande dúvida é como será a postura de Powell daqui para frente. "E o Fed virou incógnita depois da questão dos bancos quebra de 2 bancos nos EUA e o mercado americano não sabe trabalhar com os juros altos, desde as empresas até a ponta final do consumidor. Independentemente de 0,25 hoje, qual será a direção?", questiona. "Ninguém está posicionado de forma firme", acrescenta Velloni.

Sobre o Copom, o economista da Frente Corretora chama a atenção para os preços elevados em serviços, o que deixa o BC "engessado" de fazer qualquer mudança para baixo na Selic. "Claro que sofre pressão política, mas levando o histórico do Copom acho difícil manter a taxa no atual nível. Não vejo espaço para corte de juros se essa toada continuar pressão inflacionária", avalia Velloni.

Além disso, segue no radar, a apresentação das novas regras fiscais, esperada para esta semana, ficou para abril, à medida que o governo pretende elevar gastos com Saúde e Educação.

Ao mesmo tempo, o mercado avalia a escolha do presidente Lula de dois nomes para a diretoria do BC. Informações da jornalista do G1 e da GloboNews Ana Flor são de que a Política Monetária ficará com Rodolfo Fróes, que trabalhou no Fator e no BofA (NYSE:BAC), e a de Fiscalização com Rodrigo Monteiro, servidor de carreira da instituição.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Na visão do economista André Perfeito, as escolhas devem agradar ao mercado, pois é questão "crucial para ancoragem das expectativas", avalia em nota.

Laatus avalia que os escolhidos são nomes técnicos, indicados pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o aval de Roberto Campos Neto (presidente do BC). "O mercado gostou sim, só que os juros futuros se ajustam à possibilidade de o BC não sinalizar cortes da Selic e com expectativa no exterior em relação ao Fed", explica.

Às 11h21, o Ibovespa caía 0,21%, aos 100.787,10 pontos, após ceder 0,67%, com mínima aos 100.318,84 pontos, após abertura aos 100.997,54 pontos e máxima a 101.202,92 pontos, em alta de 0,20%. Em Nova York, as bolsas testavam alta. Aqui, as ações da Petrobras caíam 0,85% (PN) e 0,76% (ON), enquanto Vale perdia 0,36%, após recuo de 2,15% do minério de ferro em Dalian, na China. Já o petróleo tinha declínio de 0,56% nos EUA e de 0,49% em Londres.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações