Amazon: possível entrada no mercado de internet sem fio pode ameaçar operadoras

Investing.com  |  Autor Davit Kirakosyan

Publicado 06.06.2023 12:03

Investing.com - Um artigo recente da Bloomberg revelou que a Amazon (NASDAQ:AMZN) está em negociações com grandes operadoras de telefonia móvel, como Verizon Communications (NYSE:VZ), T-Mobile (NASDAQ:TMUS) e DISH Network (NASDAQ:DISH), para uma possível parceria visando oferecer planos sem fio de baixo custo aos assinantes do Amazon Prime. A notícia surgiu uma semana depois de outra matéria na imprensa, indicando que a Amazon e a DISH estavam discutindo a venda de planos sem fio da operadora através da plataforma da varejista, estabelecendo assim uma parceria de distribuição para ajudar a DISH a impulsionar as vendas de seu negócio de telefonia móvel em dificuldades.

De acordo com o Wells Fargo (NYSE:WFC), se a Amazon entrar no mercado de telefonia móvel vendendo seus próprios planos com sua marca, o impacto financeiro positivo pode ser relevante, graças à força da sua marca e à sua vasta rede de distribuição (+200 milhões de assinantes do Amazon Prime em todo o mundo, e aproximadamente 150 milhões nos EUA).

A T-Mobile e a Verizon Communications já afirmaram nesta manhã que não estão em negociações para incluir a Amazon como parceira. O Wells Fargo acredita que a DISH seja a parceira mais provável, embora conte com um acordo de atacado com a AT&T (NYSE:T) e a T-Mobile em áreas onde não possui cobertura.

Após a divulgação da notícia, as ações da DISH subiram mais de 16% na sexta-feira, enquanto as ações das empresas de telecomunicações tiveram um dia difícil, com a Verizon caindo 3% e a T-Mobile recuando 5%.

O artigo também mencionou que a Amazon está negociando os preços de atacado mais baixos possíveis com um parceiro de rede.

Segundo o BofA (NYSE:BAC) Securities, em um cenário pessimista, a Amazon poderia lançar seu próprio produto de telefonia móvel, aproveitando um acordo de atacado com uma rede de alta qualidade e oferecendo um desconto significativo para os assinantes do Amazon Prime em comparação com as alternativas móveis existentes.

De acordo com o banco, a situação se assemelha ao dilema do prisioneiro, em que cada operadora teme que outra operadora possa fechar um acordo que prejudique a indústria. Embora as operadoras e a própria Amazon neguem as negociações, os analistas do HSBC mencionaram que é evidente o nervosismo em relação ao ambiente de preços e às perspectivas de crescimento do número de clientes.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações