AMD anuncia Meta como cliente, ações disparam

Reuters

Publicado 08.11.2021 18:14

Atualizado 09.11.2021 12:45

Por Stephen Nellis

(Reuters) - A AMD disse nesta segunda-feira que fechou acordo com a Meta, anteriormente conhecida como Facebook (NASDAQ:FB), para ser seu cliente de chips para centrais de processamento de dados. O anúncio fez as ações da empresa de semicondutores disparar mais de 11%.

A empresa também anunciou uma gama de novos chips com o objetivo de enfrentar rivais como Nvidia nos mercados de supercomputação, bem como concorrentes menores, incluindo Ampere no mercado de computação em nuvem.

Depois de anos atrás da Intel (NASDAQ:INTC) no mercado de chips, a AMD vem ganhando participação de mercado desde 2017, quando um plano de recuperação liderado pela presidente-executiva, Lisa Su, colocou a empresa em um curso para sua posição atual de ter chips mais rápidos do que a rival.

A AMD agora tem quase um quarto do mercado de chips x86, de acordo com a Mercury Research.

Depois de garantir a Meta como cliente, a AMD fez negócios com muitos dos maiores usuários de chips Intel. A companhia também tem negócios com Google (NASDAQ:GOOGL) Cloud, Amazon (NASDAQ:AMZN) Web Services e Azure, da Microsoft (NASDAQ:MSFT).

A AMD também anunciou planos de enfrentar rivais além da Intel. A empresa anunciou o chip MI200, um acelerador para tarefas como aprendizado de máquina e inteligência artificial.