Americanas (AMER3): Leilão indica queda de 90%; Como ação deve se comportar hoje?

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 12.01.2023 09:49

Atualizado 12.01.2023 14:22

Investing.com - As ações da Americanas (BVMF:AMER3) estão com negociação suspensa até 14h21. O delay acontece após a divulgação de fato relevante da empresa com vídeo de explicações de Sérgio Rial. As ações devem abrir com uma ampla queda, de acordo com dados do leilão da ação na B3 (BVMF:B3SA3). Os papéis chegaram a cair cerca de 90%, a R$ 1,20, durante leilão que se iniciou com a abertura do pregão e a última previsão era de encerramento às 13h40

A aversão ao risco aos papéis da companhia vem após a renúncia de diretores que encontraram inconsistências contábeis em cerca de R$20 bilhões, com os papéis pressionados pela crise de confiança nos indicadores financeiros. Analistas que cobrem as ações passam a indicar que as recomendações vão passar por revisão.

Os papéis de Americanas foram uma das maiores quedas do Ibovespa em 2022, com baixa acumulada de 68,66%.

A crise na varejista interrompe uma recuperação nos papéis, que já subia 24,35% em 2023. Nos últimos 30 dias, o papel acumulava alta de 43,2%.

Sergio Rial e André Covre, que ocupavam os cargos de CEO e CFO, deixaram a empresa somente 10 dias depois de assumirem os postos. Em conferência fechada promovida pelo BTG (BVMF:BPAC11) nesta quinta-feira, Rial disse que o problema nas contas se arrasta por cerca de 7 a 9 anos.

O Conselho nomeou João Guerra, executivo com mais de 30 anos de empresa, para ocupar os cargos de forma interina. Segundo Rial, que falou aos acionistas na manhã de hoje, a companhia deve ter que apresentar balanço do terceiro trimestre novamente ao mercado, pois possui dívida maior do que o esperado. Ainda deve ser avaliado se o montante de refere a dívida ou relativo a fornecedores. Na avaliação e Rial, a companhia deve ter que levantar capital, mas os problemas contábeis não devem afetar a liquidez.

h2 Entenda o caso/h2

A companhia teria débitos com instituições financeiras no mesmo valor que não estavam apontados nas demonstrações financeiras do terceiro trimestre deste ano, indicando que a Americanas pode estar mais alavancada do que foi apresentado aos investidores e ao mercado, o que motivou a saída dos diretores. Após a divulgação, o time de análise do Bradesco BBI apontou a situação como extremamente negativa, diante de uma inconsistência contábil considerável e sem precedentes.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Já os analistas do Citi, que recentemente rebaixou a recomendação dos papéis de Americanas para neutra, afirmam que o grande sentimento negativo será reforçado pela crise de credibilidade e governança. Os analistas destacam a informação de que os acionistas que são referência há cerca de 40 anos disseram ao Conselho de Administração que devem continuar suportando a companhia. Para a equipe do Citi, ainda não é possível avaliar a dimensão da situação e se será necessário realizar medidas como um aumento de capital.

Segundo a Ativa Investimentos, ainda não há muitas informações contábeis sobre o ocorrido e a empresa deve manter o mercado informado sobre novos desdobramentos. Em último relatório do setor de e-commerce, a Ativa rebaixou a classificação das ações para neutra, na expectativa de que a nova gestão pudesse reestruturar as operações da empresa. “Porém, com essa notícia, o impacto é muito negativo para as ações e para a empresa como um todo e estamos aguardando mais informações a serem divulgadas pela companhia”, informa.

Os controladores minoritários, que são fundadores da 3G Capital, são acionistas da Americanas há quatro décadas. A Americanas conta com outros investidores relevantes estrangeiros, como Capital Group, o Teachers Insurance and Annuity Association of America-College Retirement Equities Fund, TIAA e a gestora global de ativos BlackRock (NYSE:BLK).

*Com informações da Reuters e do Estadão Conteúdo

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações