Americanas propõe aporte de R$10 bi e venda do Natural da Terra em recuperação judicial

Reuters

Publicado 20.03.2023 21:20

Atualizado 21.03.2023 07:46

SÃO PAULO (Reuters) - A Americanas (BVMF:AMER3) entregou à Justiça do Rio de Janeiro seu plano de recuperação judicial, no qual propõe um aporte de 10 bilhões de reais pelos acionistas de referência e a venda de uma série de ativos, incluindo o hortifruti Natural da Terra, disse a coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, nesta segunda-feira, citando o documento.

O valor da injeção de capital pelo trio de acionistas de referência da empresa, Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles, é igual ao apresentado pela Americanas aos credores financeiros no início deste mês, quando não se chegou a um acordo, segundo a companhia.

No plano, também consta a conversão da dívida em ações até o limite de 10 bilhões de reais e a possibilidade de um leilão reverso até o limite de 2,5 bilhões de reais, de acordo com O Globo.

A companhia havia divulgado anteriormente uma proposta a credores que incluía a conversão de dívidas financeiras de cerca de 18 bilhões de reais, parte em capital e parte em dívida subordinada, e, adicionalmente, uma recompra de dívida de 12 bilhões de reais.

A Americanas ainda prevê no plano a venda de ativos, como a Uni.co, dona de marcas como Puket e Imaginarium, o hortifruti Natural da Terra, e a participação na joint venture Vem Conveniência, disse o jornal.

Em fevereiro, a Americanas chegou a dizer que não estava negociando a venda do Natural da Terra.

Além disso, a Vibra, sócia da Americanas na Vem Conveniência, disse no final de janeiro, após a revelação do rombo contábil de cerca de 20 bilhões de reais pela varejista, que decidiu encerrar a parceria. A Americanas na ocasião se disse surpresa pela medida.

Fontes próximas ao processo de recuperação judicial da empresa disseram à Reuters nesta segunda que a dívida do grupo Americanas é maior do que a inicialmente prevista e chega a cerca de 50 bilhões de reais.

A Americanas disse não ter informação sobre a entrega do plano de recuperação judicial e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro disse mais cedo que não havia registro de apresentação do plano.

(Redação São Paulo e Rio de Janeiro)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações