Amgen entra em doenças raras com aquisição de US$28 bi

Reuters

Publicado 12.12.2022 15:49

Por Manas Mishra e Bhanvi Satija

BENGALURU, Índia (Reuters) - A biofarmacêutica Amgen (BVMF:AMGN34)(NASDAQ:AMGN) anunciou nesta segunda-feira acordo para a compra da Horizon Therapeutics (BVMF:H1ZN34)(NASDAQ:HZNP) em um negócio avaliado em 27,8 bilhões de dólares e voltado a fortalecer seu portfólio de medicamentos contra doenças raras.

A empresa pagará 116,50 dólares, um prêmio de quase 20% em relação ao último fechamento da ação, para cada ação da Horizon detida.

As ações da Horizon saltaram 14,5% no início do pregão, sendo que subiram 23,5% até sexta-feira desde que a empresa divulgou no final de novembro que estava em negociações preliminares com Amgen, Sanofi (EPA:SASY) e Johnson & Johnson (BVMF:JNJB34) (NYSE:JNJ) para possíveis ofertas.

Com o negócio, a Amgen obtém vários medicamentos aprovados, uma defesa contra a crescente concorrência enfrentada por seu medicamento para artrite, o Enbrel. Esse e outras drogas importantes em seu portfólio, como o tratamento para psoríase Otezla, também enfrentarão a perda de patentes nos próximos anos.

A Amgen planeja financiar o negócio por meio de dívida e dinheiro e firmou um contrato de crédito de 28,5 bilhões de dólares com o Citibank e o Bank of America (NYSE:BAC). A companhia espera que o acordo de compra da Horizon seja concluído no primeiro semestre do próximo ano.

As vendas do Enbrel caíram 14% no último trimestre, para 1,1 bilhão de dólares. Enquanto isso, as vendas do tratamento para doenças oculares relacionadas à tireoide Tepezza - o medicamento mais vendido da Horizon - dobraram para 1,66 bilhão de dólares em 2021.

Analistas projetam que as vendas do Tepezza atinjam 3,85 bilhões de dólares em 2028, enquanto as vendas do Enbrel devem cair para 1,89 bilhão durante o mesmo período, segundo dados da Refinitiv.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações