AMTD Digital cai mais de 20% após rali relembrar onda de ações meme

Reuters

Publicado 03.08.2022 16:04

Atualizado 03.08.2022 16:46

Por Bansari Mayur Kamdar e Medha Singh

(Reuters) - As ações da AMTD Digital (NYSE:HKD) chegaram a despencar mais de 40% nesta quarta-feira após um rali alimentado por investidores de varejo nesta semana, que fez o valor de mercado da fintech com sede em Hong Kong superar o da Meta (BVMF:M1TA34) (NASDAQ:META), dona do Facebook.

A empresa fechou a terça-feira valendo mais que 300 bilhões de dólares, trazendo recordações aos investidores da onda de ações meme no ano passado que impulsionou papéis de empresas como GameStop (NYSE:GME) e AMC (NYSE:AMC).

Desde o IPO da AMTD no mês passado, que saiu a 7,80 dólares por ação, os papéis acumulam valorização de 21.000%. Nesta quarta-feira, eram negociadas a 1.280 dólares, em baixa de 23,8%. No pior momento, chegaram a 990 dólares.

"Com certeza se parece muito com um 'pump-and-dump'", disse Nate Anderson, fundador da Hindenburg Research, acrescentando que não tem uma posição na AMTD Digital. "Parece ter pegado entre os investidores de varejo, que muitas vezes são combustível para essas situações."

Em um esquema típico de 'pump and dump', os investidores criam uma demanda artificial para aumentar os preços das ações das empresas e, em seguida, vendem suas próprias ações com lucro, fazendo com que os preços caiam, sobrecarregando outros investidores com perdas.

A AMTD Digital também foi a ação mais mencionada no Reddit.com, a plataforma de mídia social central do frenesi de ações de memes de 2021.

A empresa disse na terça-feira que não houve mudança ou evento relevante relacionado aos negócios, tampouco atividades operacionais desde a data do IPO, e que está monitorando a volatilidade das ações.