Anac aprova novo leilão do aeroporto de São Gonçalo e prevê certame em 19/5

Estadão Conteúdo

Publicado 07.02.2023 14:34

Atualizado 07.02.2023 17:45

Anac aprova novo leilão do aeroporto de São Gonçalo e prevê certame em 19/5

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nesta terça-feira, 7, o edital do novo leilão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), com previsão de o certame acontecer em 19 de maio. Trata-se do primeiro leilão de relicitação de ativos de infraestrutura. Desde 2017 o País tem uma lei que permite às concessionárias devolverem de forma "amigável" concessões problemáticas, para que o governo faça uma licitação para escolher um novo operador.

A Inframerica, que administra o aeroporto de São Gonçalo atualmente, foi uma das primeiras companhias a acionar a ferramenta de devolução, no início de 2020.

Com a aprovação pela Anac, o Executivo poderá publicar o edital de leilão de São Gonçalo ainda na primeira quinzena de fevereiro, conforme antecipou a Coluna do Broadcast.

A expectativa é de que esse seja o primeiro certame de aeroportos do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na semana passada, a Anac realizou junto do governo um roadshow para apresentar o projeto a potenciais interessados. Estiveram presentes cerca de 25 investidores. Representantes da Fraport (ETR:FRAG), Vinci, Zurich, CCR (BVMF:CCRO3), Inframerica, Itaú (BVMF:ITUB4) BRA, ABR, GRI, Aena (BME:AENA), Egis e Moveinfra participaram da agenda, além do prefeito de São Gonçalo e o governo do Rio Grande do Norte.

No final do ano passado, a Anac fechou em R$ 549 milhões o cálculo de indenização que deverá ser pago para a Inframerica deixar a concessão do aeroporto. Seguindo determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), a Anac só poderá dar efetividade ao novo contrato - que será assinado com quem vencer a licitação - após enviar à Corte esse cálculo auditado.

Também estão na fila de relicitação outros ativos, como Via-040 (BR-040), MS Via (BR-163/MS), Concebra (BR-060/153/262), Autopista Fluminense (BR-101/RJ), Rota do Oeste (BR-163/MT), Rodovia do Aço (BR-393), além dos aeroportos de Viracopos e do Galeão (RJ).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações