Anac suspende todos os voos da Avianca Brasil

Reuters  |  Autor 

Publicado 24.05.2019 16:28

Anac suspende todos os voos da Avianca Brasil

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta sexta-feira a suspensão cautelar de todas as operações da Avianca Brasil, alegando questões de segurança.

A decisão é mais um revés para a companhia, que encolheu fortemente desde que entrou em recuperação judicial, em dezembro, enquanto é alvo de uma disputa por suas rotas pelas rivais Gol (SA:GOLL4), Latam e Azul (SA:AZUL4).

Segundo o órgão regulador, os voos da companhia estão suspensos até que a empresa comprove capacidade operacional para manter as operações com segurança. "A decisão foi tomada com base em informações prestadas à área responsável por segurança operacional da agência", disse a Anac, sem poder estimar de imediato quantos voos serão afetados pela decisão.

Em nota, a Avianca Brasil afirmou que está suspendendo temporariamente suas operações e "que atua na busca de soluções para restabelecer a sua operação".

A agência recomendou que os passageiros com voos para os próximos dias entrem em contato com a empresa e não se desloquem para o aeroporto até que novas informações sejam divulgadas.

Em abril, a própria Anac havia intermediado a devolução amigável, pela Avianca Brasil, de mais 18 aeronaves para empresas de leasing. Com isso, a empresa ficou apenas com menos de 10 aviões na frota e operando apenas nos aeroportos de Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP), Brasília (DF) e Salvador (BA).

Na semana passada, pilotos e comissários de voo da Avianca Brasil chegaram a anunciar uma greve nos aeroportos de Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP) a partir de 17 de maio.