Aneel aprova elevação média de 3,54% das tarifas da Light para 2024

Reuters

Publicado 12.03.2024 16:31

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira uma elevação de 3,54%, em média, das tarifas da distribuidora fluminense Light (BVMF:LIGT3), com os novos valores entrando em vigor em 15 de março.

O reajuste anual terá efeito distinto por classes de consumidores. Aqueles ligados em baixa tensão, como os residenciais, perceberão um aumento tarifário médio de 4,05%, enquanto os de alta tensão terão impacto de 2,45%.

 

O percentual de reajuste tarifário da Light ficou superior ao proposto inicialmente pela Aneel, de -0,06%, devido a uma abordagem mais "conservadora" da agência sobre compensações, aos consumidores, de valores cobrados a mais na conta de energia antes da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins.

Diante de incertezas levantadas pelos diretores da Aneel no processo de devolução dos créditos tributários, a diretora-relatora, Agnes da Costa, revisou seu voto sobre o reajuste por "precaução", considerando que os elevados valores a serem ressarcidos aos consumidores poderiam desequilibrar a concessão da Light.