AngloGold resiste à tentação de fusões; fechamento de unidade no Brasil impacta produção

Reuters

Publicado 22.02.2023 12:03

Atualizado 22.02.2023 12:40

Por Helen Reid e Nelson Banya

(Reuters) - A mineradora AngloGold Ashanti (JO:ANGJ) não tem planos de fazer aquisições ou ser comprada, preferindo se concentrar no crescimento interno, disse o presidente-executivo Alberto Calderon na quarta-feira, depois que a oferta da Newcrest de 16,9 bilhões de dólares reacendeu as conversas sobre negócios no setor de ouro.

"O maior valor que podemos criar é interno", disse Calderon. "Agregar valor com fusões e aquisições e ser capaz de justificar um prêmio é muito difícil --não estou dizendo impossível, mas é difícil."

As ações da AngloGold caíram 5% mais cedo, ao seu nível mais baixo desde o início de dezembro, depois que a mineradora disse que a produção de 2023 provavelmente cairá em meio ao fechamento de uma unidade no Brasil enquanto melhorias são feitas em uma barragem de rejeitos.

A AngloGold, com sede em Joanesburgo, disse que a produção de 2023, excluindo a mina de Cuiabá --onde a unidade de processamento está suspensa-- deve ficar entre 2,45 milhões de onças e 2,6 milhões de onças de ouro.

A mineradora parou temporariamente de adicionar rejeitos à barragem de Cuiabá, pois planeja aumentar o reforço para adequá-la ao padrão de segurança canadense. A barragem é segura, estável e está em conformidade com os regulamentação brasileira, disse a AngloGold.

A mineradora espera que Cuiabá produza 180.000 onças de ouro este ano, uma queda de 25% em relação a 2022.

Calderon disse que ainda não pode dar um cronograma para o trabalho de engenharia na barragem, que deverá custar 1,4 bilhão de dólares.

O lucro por ação da AngloGold para 2022 caiu 12%, para 129 centavos de dólar, no meio de uma faixa de meta que a empresa deu na semana passada.

A AngloGold produziu 2,742 milhões de onças em 2022, uma alta de 11% em relação ao ano anterior, e conseguiu manter os custos sob controle, apesar do aumento da inflação.

Os custos totais de manutenção da empresa --uma medida do custo geral de mineração-- aumentaram 2% ano a ano, enquanto os custos totais de caixa por onça aumentaram 6%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

(Por Helen Reid, Nelson Banya e Muhammed Husain)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações