ANP: Diretoria suspende revisão do PD de Tupi e aceita tentar acordo com Petrobras

Estadão Conteúdo

Publicado 29.03.2024 10:16

ANP: Diretoria suspende revisão do PD de Tupi e aceita tentar acordo com Petrobras

A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) decidiu suspender a proposta da Petrobras (BVMF:PETR4) de revisão do Plano de Desenvolvimento (PD) do campo de Tupi, maior campo produtor de petróleo do País, até que se resolva a controvérsia sobre a sua formação. A agência aceitou tentar um acordo, proposta feita pela Petrobras, segundo o relator do processo, o diretor da ANP, Fernando Moura.

A Petrobras defende que Tupi inclui dois campos - Tupi e Cernambi -, enquanto a ANP considera um reservatório único, o que faz a estatal pagar mais Participação Especial (PE), por se tratar de um campo de grande produtividade. A discussão foi parar na Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (CCI), em 2014, e até hoje não teve solução.

A proposta de um acordo com a Petrobras foi aprovada por unanimidade em reunião de diretoria nesta sexta-feira, 28. A agência aceitou reiniciar as discussões, mas para isso quer que a companhia retire a queixa na CCI.

O pedido de revisão do campo de Tupi tem por objetivo prorrogar o período de vigência da concessão, previsto para se encerrar em 2037, mas que após novas descobertas a estatal julgou que precisaria de mais tempo.

"Novas oportunidades para o campo foram identificadas e demandam investimentos de tal monta, que requerem prazo além de 2037", informou Moura. Ele afirmou que o acordo pode ser positivo para o poder público, e indicou pela aprovação da proposta, o que foi respaldado pelos demais membros da diretoria da agência.

"Recomendo o engajamento para o acordo com a Petrobras que pode encerrar o processo mais rápido e de forma menos custosa. A depender de termos, o tal acordo pode ser vantajoso ao setor publico", afirmou Moura.

O campo de Tupi fica no bloco BM-S-11, no pré-sal da bacia de Santos, e é explorado pelo consórcio formado pela Petrobras (65%, Operadora), Shell (NYSE:SHEL) (25%) e Petrogal (10%). A concessão foi adquirida em 2010.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações