Após alongar dívidas com bancos, CSN anuncia R$890 mi em dividendo extraordinário

Reuters  |  Autor 

Publicado 17.08.2018 21:03

Atualizado 19.08.2018 08:50

Após alongar dívidas com bancos, CSN anuncia R$890 mi em dividendo extraordinário

SÃO PAULO (Reuters) - A Companhia Siderúrgica Nacional informou nesta sexta-feira que vai pagar um dividendo extraordinário de 890 milhões de reais, a partir de 29 de agosto.

Segundo a siderúrgica, a remuneração faz parte do esforço para alongar seu passivo financeiro que permitiu ao mesmo tempo concluir o reperfilamento de dívida de curto prazo com o Bradesco (SA:BBDC4).

A CSN (SA:CSNA3) disse ainda ter sido informada de que sua controladora também chegou a um acordo para "alongamento estrutural e duradouro de suas dívidas", mas não deu detalhes. Representantes da companhia não puderam ser contatados.

"A consumação dos alongamentos acima está sujeita à assinatura de instrumentos definitivos, bem como ao cumprimento de certas condições precedentes e aprovações societárias pela companhia, seus controladores e pelo banco", diz trecho do fato relevante.

Na semana passada, o presidente da CSN, Benjamin Steinbruch, disse a analistas que a empresa deveria fechar até outubro acordos para venda de ativos na Europa, o que poderia envolver um acordo para venda antecipada de minério de ferro. Na ocasião, o executivo afirmou que a CSN estava muito próxima de concluir alongamento de dívidas com bancos privados após acordo acertado com a Caixa Econômica Federal.

A CSN, que fechou junho com dívida líquida equivalente a 5,34 vezes o Ebitda, espera conseguir 1 bilhão de dólares com a venda dos ativos e mais 1,5 bilhão com a venda antecipada de minério ferro. Em junho, a CSN já tinha levantado 400 milhões de dólares com venda de usina nos EUA.

Segundo dados do site da companhia, o último dividendo pago pela CSN ocorreu em 2015, quando a empresa distribuiu 550 milhões de reais em proventos aos acionistas.

O dividendo anunciado pela CSN nesta sexta equivale a 0,6415 real por ação, que fechou o dia cotada a 9,01 reais, em alta de 0,33 por cento. A companhia afirmou que os valores a serem pagos serão antecipação do dividendo mínimo obrigatório.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações