Após denúncia contra Temer, índice desaba 8,8% e tem 1º circuit breaker em quase 9 anos

Reuters

Publicado 18.05.2017 19:11

Após denúncia contra Temer, índice desaba 8,8% e tem 1º circuit breaker em quase 9 anos

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa de valores de São Paulo fechou em queda forte nesta quinta-feira e devolveu a maior parte dos ganhos acumulados no ano, com os negócios chegando a ser interrompidos mais cedo após revelações de que o presidente Michel Temer teria dado aval para a compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha.

O Ibovespa caiu 8,8 por cento, a 61.597 pontos, a maior perda diária desde 22 de outubro de 2008 e no menor patamar para fechamento desde o início de janeiro deste ano. O volume financeiro somou 24,5 bilhões de reais, cerca de três vezes superior à média diária do ano até a véspera, de 8,12 bilhões de reais.

Com as perdas deste pregão, o Ibovespa anulou parte expressiva dos ganhos acumulados no ano até a véspera, que eram de 12,14 por cento, ficando agora com alta de 2,27 por cento. Em 2016, o Ibovespa subiu 38,9 por cento.

O mecanismo de circuit breaker, que não era usado desde 22 de outubro de 2008, foi acionado às 10:21 desta quinta-feira, quando Ibovespa caía 10,47 por cento, a 60.470 pontos, interrompendo os negócios por 30 minutos.

O pânico nos mercados foi disparado após matérias publicadas na noite passada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, que informaram que Joesley Batista, um dos controladores do frigorífico JBS (SA:JBSS3), gravou Temer concordando com pagamentos para manter o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha.

A expectativa de operadores é que a bolsa siga com volatilidade intensa nas próximas sessões até que se tenha mais clareza sobre o rumo do governo, após Temer afirmar que não vai renunciar, dizendo que nunca autorizou o pagamento pelo silêncio de alguém.

"Vai depender muito dos desdobramentos, se essa gravação vai aparecer e se vai efetivamente comprometer o Temer e como a base de apoio dele vai se comportar", disse o economista-chefe da corretora Modalmais, Alvaro Bandeira. Ele acrescentou que o apoio popular ao presidente é muito baixo e um rompimento da base pode dificultar a governabilidade.

Diante do cenário, as reformas, principalmente a da Previdência, tem o andamento colocado em xeque e alguns agentes de mercado acreditam que a permanência de Temer no cargo piora as perspectivas para as mudanças.

"Ele (Temer) ficar é ruim porque a credibilidade agora é zero e as reformas não andam. Além disso, pode ter caos social e o 'fora, Temer' pode se perpetuar muito mais forte do que antes", disse o gerente de renda variável da H.Commcor, Ari Santos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

As ações da JBS caíram 9,68 por cento neste pregão, a 8,58 reais, a menor cotação de fechamento desde maio de 2016. Com o movimento, a empresa teve uma perda em valor de mercado de cerca de 2,5 bilhões de reais ante a véspera. O movimento seguiu a tendência recente, uma vez que as ações da empresa vinham sofrendo com operações da Polícia Federal e após a divulgação do balanço do primeiro trimestre. Com as perdas deste pregão, o valor de mercado da empresa encolheu aproximadamente 6 bilhões de reais em apenas três dias.

As ações maiores quedas do Ibovespa neste pregão foram de Eletrobras ON (SA:ELET3), Cemig (SA:CMIG4) PN e Banco do Brasil (SA:BBAS3) ON, com baixas de 20,97, 20,43, e 19,91 por cento, respectivamente.

Itaú Unibanco (SA:ITUB4) PN e Bradesco (SA:BBDC4) PN, ações de grande peso no índice, tiveram quedas de 12,05 por cento e 13,11 por cento, respectivamente. Petrobras (SA:PETR4) PN e Petrobras ON perderam 15,76 por cento e 11,37 por cento.

Apenas papéis de empresas que se beneficiam com a alta do dólar fecharam em alta nesta quinta-feira. Fibria (SA:FIBR3) ON subiu 11,48 por cento, enquanto Suzano Papel e Celulose (SA:SUZB5) PNA ganhou 9,86 por cento e Embraer (SA:EMBR3) ON avançou 2,67 por cento.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações