Arm começa roadshow de IPO buscando avaliação de US$52 bi

Reuters

Publicado 06.09.2023 09:31

Por Manya Saini e Echo Wang e Anirban Sen

(Reuters) - A Arm Holdings começou a apresentar sua oferta pública inicial de ações (IPO) a investidores na terça-feira, na expectativa de obter com a operação uma avaliação de até 52 bilhões de dólares, no maior IPO proposto neste ano.

A Arm deu início ao roadshow em Baltimore, onde está sediada a influente gestora de ativos T Rowe Price, que tem sido um investidor âncora em algumas das maiores estreias no mercado de ações, incluindo a da fabricante de carros elétricos Rivian (NASDAQ:RIVN), que foi avaliada em 66,5 bilhões de dólares no IPO em 2021.

A Arm também se reuniu com outros investidores em potencial na terça-feira, incluindo a Sands Capital, com sede em Arlington, Virgínia, de acordo com fontes .

O SoftBank Group, controlador da Arm, está oferecendo 95,5 milhões de ações da empresa sob a forma de ADS (American depository shares) por 47 a 51 dólares cada, procurando levantar até 4,87 bilhões.

A Arm divulgou que a faixa proposta a avalia entre 48 bilhões e 52 bilhões de dólares. A companhia também afirmou que pode emitir algumas ações como compensação para seus funcionários, elevando sua avaliação, em uma base totalmente diluída, para até 54,5 bilhões de dólares.

A avaliação que a Arm está buscando representa uma redução em relação ao montante de 64 bilhões de dólares pelo qual a SoftBank avaliou a empresa quando comprou no mês passado a participação de 25% que ainda não possuía na companhia.

No entanto, ainda está acima dos 40 bilhões de dólares que seriam obtidos com uma eventual venda da Arm para a Nvidia, que foi abandonada no ano passado em meio à oposição dos órgãos de defesas da concorrência.

Jamie Mills O'Brien, gerente de portfólio da gestora de fundos britânica Abrdn, disse que achou a avaliação pedida pela SoftBank no IPO "mais palatável do que a discutida inicialmente".

"Estamos observando atentamente como a empresa lidará com seus negócios na China, juntamente com quaisquer outros impactos da guerra tecnológica entre Estados Unidos e China", disse ele.

O conglomerado japonês será proprietário de 90,6% das ações ordinárias da Arm após o fechamento da oferta, informou a empresa.

A Arm inscreveu muitos de seus principais clientes como investidores âncoras no IPO, incluindo Apple (NASDAQ:AAPL), Nvidia, Alphabet (NASDAQ:GOOGL), AMD, Intel (NASDAQ:INTC) e Samsung (KS:005930). A Arm disse que os investidores indicaram interesse em comprar um total de 735 milhões de dólares das ações que estão sendo vendidas na oferta.

A Arm foi fundada em 1990, como uma joint venture entre a Acorn Computers, a Apple Computer e a VLSI Technology.