As ações estão bombando, mas não por muito tempo, diz The Economist

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 01.03.2024 14:29

Investing.com – “A era de ouro dos mercados de ações está chegando ao fim”. É desta forma que a publicação The Economist avalia a recente valorização dos mercados acionários, ao considerar que seria pouco provável que mesmo a inteligência artificial (IA) possa levar novamente ao desempenho da última década.

Os mercados globais passam por uma disparada, seja na Europa, ganhos nos Estados Unidos e até as ações japonesas, impulsionadas pelos resultados da Nvidia (NASDAQ:NVDA), considerados espetaculares. No entanto, a publicação questiona até que ponto a valorização pode continuar.

“A curto prazo, poderão ser apoiados por uma economia americana forte, que está a produzir resultados saudáveis ​​numa série de indústrias – e não apenas em empresas ligadas à IA. No longo prazo, porém, há menos motivos para otimismo”, aponta a editora-chefe da publicação, Zanny Minton Beddoes, em newsletter enviada ao mercado.

A matéria da The Economist menciona a valorização de mais de 20% das ações americanas desde o final do ano passado, 5% acima do pico de janeiro de 2022, além do novo recorde das ações europeias, e dos mercados do Japão, que atingiram o maior nível alcançado anteriormente, em 1989.

CONFIRA: Cotações dos principais índices mundiais

“Foi uma corrida extraordinária. Desde 2010, o índice S&P 500 de ações americanas apresentou um retorno de 11% ao ano em termos reais”, compara a The Economist.

No entanto, a publicação elenca ainda as dificuldades enfrentadas pelos mercados, como as taxas de juros em níveis elevados, guerra comercial entre os EUA e a China, além do maior protecionismo, afastando os governos de mercados livres.

**

Com um possível cenário mais difícil para os mercados globais, potencialize seus ganhos com estratégias que superam a média! Se você quer ampliar sua rentabilidade, o InvestingPro é para você. A plataforma contempla:

  • Informações como projeções de lucro por ação (LPA) e receita das ações brasileiras e internacionais
  • Histórico do que era previsto como LPA e receita e o que foi de fato reportado
  • Gráficos que mostram a trajetória do dividend yield (DY) e perspectivas de pagamentos de dividendos
  • Insights completos com o Protips. As Protips são uma nova ferramenta do InvestingPro, que fornece insights rápidos e descomplicados sobre as companhias, visando otimizar e dar mais embasamento para a tomada de decisões dos investidores.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Leitores de nossas matérias têm acesso a um desconto especial nos planos Pro e Pro+ de um e dois anos. Basta usar o cupom INVESTIR . Se tiver dúvidas ou problemas relacionados aos descontos, basta entrar em contato com a equipe.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações