“Aumentou a possibilidade de um momento Minsky nos mercados”, afirma analista do JPMorgan

Investing.com  |  Autor Sam Boughedda

Publicado 20.03.2023 15:58

Atualizado 21.03.2023 08:42

Por Sam Boughedda

Marko Kolanovic, do JPMorgan (NYSE:JPM), enviou uma nota aos clientes do banco, na segunda-feira, 20, alertando que está aumentando a possibilidade de um “momento Minsky” nos mercados e na geopolítica.

“O resgate de vários bancos dos EUA não conseguiu acalmar os mercados, especialmente após o envolvimento de outro grande banco da Europa”, ressaltou. "Em um momento de Trichet, o BCE aumentou as taxas em 50 pb."

Kolanovic reconheceu que o Fed tem pela frente uma tarefa difícil na quarta-feira, 22, mas provavelmente já passou de um ponto em que não há mais retorno, e o pouso suave agora parece improvável, diante da turbulência causada pela falta de confiança do mercado e da iminente parada dos motores (crédito bancário).

Kolanovic acredita que, mesmo que os banqueiros centrais consigam conter o contágio, tudo leva a crer que as condições do crédito ficarão ainda mais restritivas, por conta da pressão tanto dos mercados quanto dos órgãos reguladores.

Ele também apontou que estão começando a aparecer “rachaduras” nos fundamentos do mercado de crédito dos EUA e que os spreads (diferenciais entre as taxas de captação e concessão) devem continuar se ampliando, a menos que vejamos uma significativa intervenção na política monetária.

"O modelo histórico de comportamento do câmbio durante o aumento dos spreads de crédito aponta para o fortalecimento do USD, bem como para a maior força relativa de moedas seguras (USD, CHF, JPY) vs. as de beta elevado", acrescentou. "Vemos pouca mudança nos fundamentos do petróleo e mantemos nossas previsões de preço inalteradas por enquanto, diante do maior estresse financeiro e da incerteza macro, que aumentaram a demanda por ativos de segurança, como ouro e prata.”

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações