Austrália mobiliza mais especialistas e equipamentos para procurar cápsula radioativa perdida

Reuters

Publicado 31.01.2023 11:58

Por Melanie Burton e Lewis Jackson

MELBOURNE (Reuters) - Autoridades australianas enviaram nesta terça-feira mais pessoal e equipamentos de detecção especializados para procurar uma pequena cápsula radioativa desaparecida em algum lugar do interior, incluindo uma equipe da agência de segurança nuclear do país.

Acredita-se que a cápsula tenha caído de um trem rodoviário --um caminhão com vários reboques-- que fez uma viagem de 1.400 km na Austrália Ocidental, e sua perda desencadeou um alerta de radiação para grandes partes do vasto Estado.

O Departamento de Bombeiros e Serviços de Emergência disse na segunda-feira que levaria cinco dias para refazer a rota do trem rodoviário. Nesta terça-feira, informou que 660 quilômetros já haviam sido vasculhados.

A caçada envolve uma série de agências governamentais, incluindo o Departamento de Defesa, a polícia e agora a Agência Australiana de Proteção contra Radiação e Segurança Nuclear e a Organização Australiana de Tecnologia Nuclear e Científica.

A cápsula fazia parte de um medidor usado para medir a densidade do minério de ferro que havia sido confiado pela Rio Tinto (LON:RIO) Ltd à empreiteira especializada SGS Australia para embalagem e desembalagem. O transporte foi então terceirizado para a empresa de logística Centurion.

A Centurion disse em comunicado que a cápsula foi desalojada do equipamento contido em uma caixa. A caixa de transporte e o palete foram fornecidos pela SGS, disse um porta-voz da Centurion à Reuters por telefone.