Baidu está confiante de que chatbot de IA não cometerá erros em "tópicos sensíveis"

Reuters

Publicado 16.05.2023 17:33

Por Eduardo Baptista e Yuvraj Malik

PEQUIM (Reuters) - A experiência da Baidu (NASDAQ:BIDU) em adaptar seu mecanismo de busca aos requisitos regulatórios chineses a deixa confiante de que seu chatbot baseado em inteligência artificial não cometerá erros em "tópicos importantes e sensíveis", disse a companhia nesta terça-feira.

Em uma conferência com analistas, o presidente-executivo da Baidu, Robin Li, disse que a empresa espera a aprovação do governo antes de lançar seu chatbot Ernie, semelhante ao ChatGPT, cujos testes feitos pela Reuters mostraram que a plataforma se recusa a responder a uma ampla gama de perguntas sobre política, particularmente aquelas relacionadas a líderes do governo chinês.

"Para tópicos importantes e sensíveis, temos que garantir que a inteligência artificial não alucine", disse Li, utilizando o termo do setor para quando os modelos de IA geram resultados diferentes do esperado.

"Dado que o LLM (modelo de linguagem ampla) é mais ou menos um modelo probabilístico, essa tarefa não é problema algum", acrescentou, referindo-se ao modelo usado por muitos chatbots de IA, como o ChatGPT e o Ernie bot.

Li disse que a regulamentação do setor ainda não é definitiva e que a empresa continuará atualizando sua estratégia à medida que evolui.