Bancos chineses reduzem teto de provisões para perdas com calotes

Reuters

Publicado 29.04.2016 15:27

Bancos chineses reduzem teto de provisões para perdas com calotes

Por Engen Tham e Matthew Miller

XANGAI/PEQUIM (Reuters) - Três dos cinco maiores bancos da China cortaram o teto de provisão para perdas com empréstimos para cerca de 150 por cento, um sinal de que o regulador bancário pode estar reduzindo as exigências que os bancos precisam fazer para perdas futuras.

Para grandes bancos comerciais chineses, o movimento pode permitir lucros mais estáveis, mesmo com aumento de empréstimos de má qualidade e com a queda nas receitas com negócios tradicionais, dizem analistas.

O Banco Industrial e Comercial (SA:BICB4) da China (ICBC), maior do mundo, disse nesta semana que cortou a relação entre provisão de perda para empréstimo para 141,21 por cento no final de março, ante 156,34 por cento no fim de 2015. No Banco da China (BOC), a proporção caiu para 149,07 por cento.

O Bank of Communications informou ter reduzido seu índice a 151,24 por cento ante 155,57 por cento no trimestre anterior.

Enquanto os índices de inadimplência ficaram estáveis, o volume de empréstimos em atraso no trimestre aumentou em 53,2 bilhões de yuans (8,21 bilhões de dólares).

Os bancos chineses começaram a montar reservas para calotes após o boom de crédito de 2009, elevando os níveis de provisão do sistema no fim de 2015 para cima de 180 por cento, cerca de três vezes a média dos bancos dos Estados Unidos, disse Sophie Jiang, Chefe de pesquisa de bancos do Nomura Kong e para China e Hong Kong.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações