Bancos da UE terão sistema de pagamentos para enfrentar Visa e Mastercard

Reuters

Publicado 02.07.2020 12:21

Por Huw Jones e Maya Nikolaeva

LONDRES/PARIS (Reuters) - Dezesseis bancos de Alemanha, França e três outros países da zona do euro disseram nesta quinta-feira que um sistema de pagamentos "verdadeiramente europeu" deverá estar em vigor em 2022 para digitalizar totalmente uma região onde metade dos pagamentos de varejo ainda são em dinheiro.

Parlamentares e banqueiros centrais da União Europeia há muito procuram um rival doméstico para enfrentar a Mastercard e a Visa dos Estados Unidos e, mais recentemente, gigantes da tecnologia como Alipay e Google (NASDAQ:GOOGL). Mas isso não aconteceu, embora os pagamentos em tempo real sejam possíveis na zona do euro desde 2017.

O Banco Central Europeu elogiou nesta quinta-feira a decisão dos bancos de lançar o sistema de pagamento europeu unificado até 2022, depois de defender por anos uma solução orientada pelo setor para competir com empresas como Mastercard e Visa.

"O objetivo é fortalecer a Europa, torná-la mais independente e robusta", disse Thierry Laborde, vice-diretor de operações do banco francês BNP Paribas (PA:BNPP), que faz parte do projeto.

"Faremos isso coletivamente, reunindo nossos recursos. Quanto aos sistemas de distribuição, os preços diferem de um banco para outro, mas a infraestrutura será pan-europeia".

A chamada Iniciativa Europeia de Pagamentos pretende se tornar um novo meio de pagamento padrão, oferecendo um cartão para consumidores e varejistas em toda a Europa, afirmou o comunicado dos 16 bancos.

Abrangerá todos os tipos de transações, incluindo em lojas, online, saque em dinheiro e 'peer-to-peer', além das soluções existentes de pagamentos internacionais.

Bancos já inscritos incluem BBVA (MC:BBVA), BNP Paribas, Commerzbank, Deutsche Bank, Santander (SA:SANB11), ING, UniCredit (MI:CRDI) e Societe Generale (PA:SOGN).