Bancos viram para positivo; Febraban diz que alta da CSLL é ‘temporária’

Investing.com

Publicado 02.03.2021 13:57

Por Ana Carolina Siedschlag

Investing.com - As ações dos principais bancos brasileiros passaram a subir no início desta tarde após a Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, afirmar que o aumento da alíquota da Contribuição Social sobre Lucro Líquido, a CSLL, para as instituições financeiras é uma medida "temporária" e "circunstancial".

O aumento da alíquota da CSLL para os bancos, de 20% para 25%, está previsto para durar seis meses, entre o início de julho e o fim de dezembro, e servirá para compensar a perda de arrecadação que o governo terá com a decisão de zerar as alíquotas de PIS/Cofins sobre o diesel por dois meses e sobre o gás de cozinha de forma permanente.

LEIA MAIS: {{news-836960||Bancos recuam em linha com Ibovespa, de olho em tributação extra por combustíveis} }

"Os bancos já vêm dando sua contribuição à economia e à sociedade durante a pandemia e agora, com este aumento de imposto, são chamados a contribuir ainda mais. Entendemos o momento difícil pelo qual passa o País e temos a convicção de que se trata de uma medida temporária e circunstancial", diz, em nota, o presidente da Febraban, Isaac Sidney.

Perto das 13h55, os papéis do Itaú (SA:ITUB4), Bradesco (SA:BBDC4), Santander Brasil (SA:SANB11) e Banco do Brasil (SA:BBAS3) lideravam as altas da B3 (SA:B3SA3), com avanços de 2,3%, 1,49%, 1,29% e 1,22%, respectivamente.

Ao mesmo tempo, a curva de juros brasileira subia com força, com receios pelo aumento dos impostos para as instituições financeiras.

--Com informações do Estadão Conteúdo

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações