Barclays explica por que S&P 500 subiu, apesar de dados de inflação nos EUA

Investing.com  |  Autor Vahid Karaahmetovic

Publicado 15.03.2024 15:19

Investing.com – O cenário econômico atual apresenta um paradoxo intrigante: enquanto o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) e o Índice de Preços ao Produtor (PPI) ultrapassam as projeções, e os indicadores de atividade econômica mostram sinais de fraqueza, os mercados de ações persistem em sua trajetória ascendente.

LEIA MAIS: Inflação nos EUA: Núcleo do IPC sobe 0,4% em fevereiro, acima do esperado

Contrariando uma mistura aparentemente adversa de condições, o mercado de ações mantém sua estabilidade. Estrategistas da Barclays sugerem que o equilíbrio dos dados recentes mantém o mercado em um estado 'nem muito quente, nem muito frio', o que pode explicar a resiliência das ações.

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) tem sinalizado a possibilidade de três reduções na taxa de juros a partir de junho, uma perspectiva que os investidores têm recebido com otimismo, apostando em um 'pouso suave' para a economia.

Cerca de US$ 1,5 trilhão em caixa foi recentemente alocado em fundos do mercado monetário, indicando uma disposição significativa para investir em ativos de risco, o que alimenta o otimismo do mercado.

No entanto, a crescente inflação pode forçar o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) a adotar uma postura mais agressiva, potencialmente alterando as expectativas de cortes nas taxas de juros e desafiando a valorização contínua do mercado de ações.

A redução do aperto de liquidez é outro fator crítico a ser observado. Apesar das preocupações com a diminuição do balanço do banco central, a alta do mercado tem sofrido pouco impacto, com setores como tecnologia, crédito e criptomoedas indicando uma abundância de liquidez.

O Federal Reserve tem transmitido uma postura cautelosa na redução do balanço patrimonial e sinaliza uma possível diminuição do aperto da liquidez. "Mais clareza sobre isso seria bem-vinda para tranquilizar os investidores", disse a equipe.

***

Quer ter sucesso nas suas estratégias para as ações dos EUA, em qualquer cenário de inflação?

Acesse o mesmo nível de informações e dados financeiros dos profissionais com os insights e recursos de inteligência artificial disponíveis no InvestingPro.

Use o cupom INVESTIR e tenha um desconto especial nas assinaturas anuais e de 2 anos do Pro e Pro+!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações