Bancos começam a retomar consignado do INSS após aumento no teto dos juros

Reuters

Publicado 28.03.2023 18:57

Atualizado 28.03.2023 20:31

SÃO PAULO (Reuters) - Alguns bancos, como Banco do Brasil (BVMF:BBAS3), Bradesco (BVMF:BBDC4), Pan e Caixa Econômica Federal, anunciaram a retomada da operação de empréstimo consignado a beneficiários do INSS, depois que o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) elevou o teto dos juros da modalidade.

O Banco do Brasil disse que o retorno da operação ocorrerá "imediatamente" e o Bradesco afirmou que retomará a linha na quarta-feira, enquanto o Pan prevê ofertar novamente a modalidade a partir de quinta-feira.

Já a Caixa disse que retomará a modalidade imediatamente após a publicação de instrução normativa no Diário Oficial da União.

O Itaú Unibanco (BVMF:ITUB4) está avaliando a questão e o Santander Brasil (BVMF:SANB11) não respondeu imediatamente a pedido de comentário da Reuters.

Mais cedo, o CNPS aumentou o teto de juros dos empréstimos consignados a beneficiários do INSS para 1,97% ao mês ante o limite anterior de 1,70%. O movimento veio depois que bancos públicos e privados suspenderam operações da modalidade em reação a uma redução da taxa neste mês.