Belga Fluxys tem aval do Cade para comprar fatia da Total no gasoduto Bolívia-Brasil

Reuters

Publicado 15.03.2021 10:25

SÃO PAULO (Reuters) - O grupo belga de infraestrutura de gás natural Fluxys (BR:FLUX) teve aval do órgão brasileiro de proteção à concorrência para a aquisição da fatia da petroleira francesa Total (PA:TOTF) na TBG, empresa responsável pela operação do gasoduto Bolívia-Brasil.

A transação recebeu aprovação sem restrições do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), de acordo com publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

O negócio vem em momento em que a Petrobras (SA:PETR4) tem buscado compradores para sua participação de 51% na TBG, após informar em dezembro o início de um processo competitivo para venda do ativo, em meio a um amplo programa de desinvestimentos.

Segundo parecer do Cade, a Fluxys deve adquirir todas cotas da Total no negócio, por valor não revelado.

A transação ocorrerá por meio da compra pela empresa de ações na BBPP, uma holding com participação de 29% na TBG, na qual a Total detém 33,33%.

A Fluxys já possui 66,6% das cotas da BBPP e 8% das ações da TBG, apontou o Cade.

O órgão avaliou que a aquisição não resultará em prejuízos ao ambiente concorrencial, citando que a Fluxys não possui outras atividades no Brasil no momento fora a participação na TBG.

A TBG possui e opera o trecho brasileiro do Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), uma malha de cerca de 2.600 km, incluindo a principal rede de transporte de gás natural no Sul do Brasil.

Uma das acionistas da TBG, a EIG Global Energy Partners, anunciou em janeiro que fechou acordo para vender sua fatia de 27,5% no empreendimento à Fluxys, sem citar valores.

(Por Luciano Costa)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações