BHP diz que avaliará decisão da Justiça sobre rompimento da barragem de Fundão

Reuters

Publicado 26.01.2024 08:14

(Reuters) - O grupo BHP disse nesta sexta-feira que iria analisar uma decisão da Justiça Federal brasileira que condena a empresa, a Vale (BVMF:VALE3) e a Samarco de pagamento de indenização de 47,6 bilhões de reais pelo colapso em 2015 da barragem de Fundão.

A mineradora disse que sua unidade BHP Brasil não havia recebido a decisão judicial, acrescentando que o grupo analisaria sua implicação, o potencial para recurso e qualquer impacto potencial em sua provisão relacionada ao colapso da barragem.

A Justiça condenou as empresas ao pagamento de indenização de 47,6 bilhões de reais em danos morais coletivos pelo rompimento de uma barragem da Samarco -- uma joint venture da Vale com a BHP -- em Mariana (MG), há oito anos, que matou 19 pessoas e levou a uma grave poluição do rio Doce.

A decisão ocorre após as negociações para uma repactuação de um termo inicial para reparação dos danos -- assinado entre as mineradoras e autoridades ainda em 2016 -- terem sido paralisadas em dezembro.

A BHP havia reservado 3,7 bilhões de dólares em provisões relacionadas ao rompimento da barragem da Samarco, de acordo com seu relatório anual de 2023.