Biden concede US$19,5 bi à Intel para aumentar produção de chips nos EUA

Reuters

Publicado 21.03.2024 07:48

CHANDLER, Arizona (Reuters) - O presidente norte-americano, Joe Biden, concedeu à Intel (NASDAQ:INTC) quase 20 bilhões de dólares em subsídios e empréstimos nesta quarta-feira, turbinando a produção doméstica de chips semicondutores da Intel no maior desembolso pelo governo dos Estados Unidos para a produção de chips de primeira linha.

Biden anunciou o acordo preliminar de 8,5 bilhões de dólares em subsídios e até 11 bilhões em empréstimos para a Intel no Estado do Arizona, onde parte do financiamento será usada para construir duas novas fábricas e modernizar uma já existente.

Biden disse que a pandemia impulsionou uma escassez aguda de semicondutores, que forçou o fechamento de fábricas e o aumento dos preços, e que desde então está determinado a investir nos Estados Unidos.

"Permitiremos que a fabricação avançada de semicondutores retorne aqui na América depois de 40 anos", disse o presidente norte-americano. Biden, um democrata, também atacou o adversário Donald Trump, dizendo que, sob as políticas do ex-presidente republicano, as empresas transferiam empregos para o exterior e que os cortes de impostos de Trump beneficiavam grandes corporações.

A secretária do Departamento de Comércio, Gina Raimondo, classificou o investimento na terça-feira como um dos maiores de todos os tempos na fabricação de semicondutores nos EUA. Ela disse que o governo espera aumentar a participação dos EUA na produção de chips avançados de 0% para 20% até 2030 por meio do programa de subsídios.

(Por Jeff Mason no Arizona, Alexandra Alper (BVMF:APER3) e David Shepardson em Washington; reportagem adicional de Nandita Bose, Trevor Hunnicutt, Richard Cowan e Susan Heavey)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações