BMW remodela sede alemã para produção de apenas veículos elétricos a partir de 2027

Reuters

Publicado 10.01.2024 12:18

BERLIM (Reuters) - A BMW está investindo 650 milhões de euros para converter sua principal fábrica em Munique, na Alemanha, para produção exclusiva de veículos elétricos a partir do final de 2027, anunciou a fabricante de automóveis nesta quarta-feira.

A empresa está construindo quatro edifícios, incluindo uma nova linha de montagem de veículos, e transferindo a fabricação tradicional de motores para o Reino Unido e a Áustria, com 1.200 funcionários sendo treinados novamente ou transferidos para outras localidades.

Diferente de outras montadoras, a BMW não estabeleceu uma meta própria para acabar com a produção de carros a combustão, o que vai de encontro à regulamentação da União Europeia que proíbe efetivamente a venda de novos automóveis a gasolina e diesel no bloco a partir de 2035.

Os veículos totalmente elétricos representaram 15% das vendas da montadora com sede em Munique em 2023, uma proporção que a empresa espera aumentar para um terço até 2026.

As fabricantes de automóveis, de Mercedes-Benz à Volkswagen (ETR:VOWG), têm alertado nos últimos meses que as vendas de veículos elétricos não estão se desenvolvendo tão rapidamente quanto o esperado, com pressões econômicas pesando sobre os consumidores, enquanto os gargalos na cadeia de abastecimento que atrasaram a produção começam a diminuir.

A BMW apresentou uma prévia de seu "Neue Klasse" na feira de automóveis IAA em setembro passado, um esforço multibilionário da montadora para superar a lacuna tecnológica com concorrentes como a Tesla (NASDAQ:TSLA) e outros fabricantes de veículos elétricos.

O carro, aproximadamente do tamanho da atual linha de modelos Série 3 da montadora, de maior venda, será produzido na fábrica de Munique a partir de 2026, em paralelo com os carros movidos a combustão.

O veículo também será produzido na nova fábrica da BMW em construção em Debrecen, na Hungria, bem como em Shenyang, na China, e em San Luis Potosí, no México.

(Reportagem de Victoria Walderse)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações