BNP Paribas tem lucro acima do esperado no 2º tri

Reuters

Publicado 29.07.2022 12:03

Por Julien Ponthus

PARIS (Reuters) - O BNP Paribas (EPA:BNPP) reportou lucro melhor do que o esperado no segundo trimestre diante da queda das provisões para empréstimos de risco, além de resultados positivos tanto no banco de investimento quanto no segmento de varejo.

O maior banco da França disse nesta sexta-feira que o lucro líquido aumentou 9,1% ano a ano, para 3,2 bilhões de euros. Uma previsão informal que circulava entre os analistas apontava lucro de cerca de 2,7 bilhões de euros.

Por volta de 11:15 (horário de Brasília), as ações do BNP valorizavam-se 2,9%.

As receitas subiram 8,5%, para 12,78 bilhões de euros, mais rápido que as despesas operacionais, que aumentaram 7,6% para 7,72 bilhões de euros.

"Embora esses resultados sejam bons, isso não significa que as perspectivas tenham melhorado", disse Arnaud Journois, analista de crédito da DBRS Morningstar.

Ele chamou a atenção para as provisões tomadas pelo banco para cobrir possíveis perdas com empréstimos caso a economia da zona do euro se deteriore ainda mais. "É possível que o terceiro e quarto trimestres não sejam tão bons para os bancos europeus."

No segundo trimestre, no entanto, o custo de risco do BNP - dinheiro reservado em empréstimos duvidosos - ficou em 789 milhões de euros, cerca de 100 milhões abaixo da previsão média dos analistas.

A atividade cresceu em todas as linhas de negócio, com receitas na unidade de 'home banking' crescendo 11,1% e do banco de investimento 10,6%.

DEMANDA DE DERIVADOS

Com os mercados financeiros passando por um dos piores primeiros seis meses que se tem registro, a demanda por serviços financeiros cresceu fortemente, disse o banco.