Bolsa resiste à desaceleração em NY e fecha em alta, aos 100.539,83 pontos

Estadão Conteúdo

Publicado 20.10.2020 14:56

Atualizado 20.10.2020 18:10

Bolsa resiste à desaceleração em NY e fecha em alta, aos 100.539,83 pontos

O Ibovespa tocou nesta terla-feira, 20, o maior nível intradia desde 15 de setembro, então a 100.949,43 pontos, e sustentou a linha de 100 mil no fechamento pela primeira vez desde 17 do mês passado. Ao final, o índice de referência da B3 (SA:B3SA3) apontava ganho de 1,91%, aos 100.539,83 pontos, saindo de mínima a 98.663,89 pontos na abertura para atingir, na máxima do dia, os 100.721,83 pontos (+2,09%). No encerramento, foi o melhor desempenho em porcentual para o Ibovespa desde 8 de outubro (+2,51%) e o nível de fechamento, o maior desde 9 de setembro, quando o índice foi a 101.292,05 pontos.

O giro da sessão totalizou R$ 25,3 bilhões e, na semana, o índice avança 2,27%, elevando os ganhos do mês a 6,28% e limitando as perdas de 2020 a 13,06%. Hoje, o Ibovespa ganhou fôlego em paralelo à acentuação da alta em Nova York pouco depois das 13h30, com novas declarações da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, que mantiveram acesa a expectativa por novos estímulos fiscais na maior economia do mundo.

"Se quisermos isso pronto até o dia da eleição, temos de avançar nesta semana", afirmou Pelosi em entrevista à Bloomberg TV. "Até o fim do dia, devemos saber como estamos na questão dos estímulos", observou. "Precisamos colocar mais dinheiro no bolso dos americanos, e trabalho por isso". Ao final da sessão, os índices de Nova York mostraram ganhos bem mais moderados do que no começo da tarde, entre 0,31% (Nasdaq) e 0,49% (S&P 500) no início de ligação telefônica entre Pelosi e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin - no encerramento em NY, a alta ficou em faixa próxima, de 0,33% (Nasdaq) a 0,47%. (S&P 500).

Na B3, o Ibovespa renovou máxima perto do fechamento, resistindo à desaceleração em Nova York na hora final, em avanço que se manteve bem distribuído por empresas e setores, com número relativamente restrito de ações da carteira teórica em baixa no encerramento, como Totvs (SA:TOTS3) (-1,07%), Rumo (SA:RAIL3) (-1,02%) e Gol (SA:GOLL4) (-0,95%). No lado oposto do índice, Eztec (SA:EZTC3) subiu 5,63%, à frente de BTG (SA:BPAC11) (+5,53%) e CSN (SA:CSNA3) (+5,19%). Destaque também para as ações de Petrobras (SA:PETR4) (PN +3,38% e ON +3,43%), bem como para as de grandes bancos, em que os ganhos chegaram a 4,61% (BB (SA:BBAS3) ON) na sessão.

Parte dos analistas considera que, acima dos 100 mil pontos, a inclinação por compras tende a se acentuar na B3, apesar de fatores de incerteza que devem se estender ao próximo mês, como a definição da eleição nos EUA e, aqui, sobre o Renda Cidadã. Na falta de definições imediatas, o mercado foca o curto prazo, com a relativa moderação da percepção de risco refletindo ambiente político e fiscal um pouco mais calmo no Brasil, e a expectativa positiva, no exterior, quanto a avanço sobre novo pacote fiscal nos EUA.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"O mercado já está colocando no preço que o pacote vai sair - e, se não sair logo, pode ser que amanhã já venha alguma realização. Se vier mesmo o pacote, o Ibovespa deve buscar os 101,3 mil pontos e, depois, a resistência mais importante, de 102,4 mil, onde pode ocorrer realização mais forte, redirecionando o índice para os 99 mil", diz Rodrigo Barreto, analista gráfico na Necton. "Hoje, o Ibovespa estava bambeando na busca pelos 100 mil, até que veio a melhora em Nova York, contando também aqui com ajuda das ações de bancos". "Para baixo, o primeiro suporte mais importante está aos 98,3 mil e, depois, aos 97 mil", acrescenta.

Contato: luis.leal@estadao.com

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações