Bolsas asiáticas mistas devido a preocupações com a China

Investing.com

Publicado 10.09.2012 03:45

Investing.com – As bolsas asiáticas flutuaram entre pequenas perdas e ganhos durante as últimas negociações asiáticas desta segunda-feira, uma vez que as preocupações com uma desaceleração mais profunda que o esperado na economia chinesa contrariaram as esperanças de uma nova rodada de flexibilização quantitativa por parte do Federal Reserve (Fed).

Durante as últimas negociações asiáticas, o índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,1%, o ASX da Austrália subiu 0,2%, ao passo que o Nikkei 225 do Japão ficou estável.

As ações asiáticas ficaram instáveis após dados oficiais sobre o comércio terem mostrado que as importações chinesas caíram 2,6% em comparação com o ano anterior, confundindo as previsões de um aumento de 3,5%, ao passo que as exportações cresceram apenas 2,7% no ano em agosto, abaixo das previsões de um aumento de 2,9%.

Os dados foram divulgados após relatórios do fim de semana terem mostrado que os preços ao consumidor subiram 2% em relação ao mesmo período do ano anterior, em consonância com as previsões e acima dos 1,8% de julho, ao passo que a produção industrial mensal subiu 8,9%, o ritmo mais lento de crescimento em 39 meses.

A China é um mercado essencial para os exportadores da região.

No entanto, o sentimento permaneceu apoiado após dados decepcionantes sobre o emprego nos EUA, divulgados na sexta-feira, terem gerado novas expectativas de outra rodada de flexibilização quantitativa por parte do Fed.

O Ministério do Trabalho dos EUA informou que a economia norte-americana gerou 96.000 postos de trabalho em agosto, bem abaixo das previsões de 125.000 novos postos, após 141.000 revistos para baixo no mês de julho.

A taxa de desemprego caiu de 8,3% para 8,1%, uma vez que mais trabalhadores desempregados deixaram a força de trabalho.

Os mercados voltaram agora a atenção para a próxima reunião de política monetária do Fed, que acontecerá nos dias 12 e 13 de setembro, com o objetivo de obter esclarecimentos sobre a política monetária do banco central norte-americano.

Em Tóquio, o índice Nikkei ficou pouco alterado após dados revistos terem mostrado que a economia japonesa cresceu 0,2% no segundo trimestre, revisto para baixo em comparação com a uma estimativa preliminar de um crescimento de 0,3%.

Em uma base anualizada, a economia do Japão expandiu 0,7% no trimestre, abaixo de uma estimativa inicial de 1,4%.

As ações do setor de tecnologia ficaram sob pressão de venda após a gigante da tecnologia Intel reduzir sua previsão de vendas, na sexta-feira, citando o enfraquecimento da demanda global.

As ações da Tokyo Electron e Renesas Electronics, fabricantes de semicondutores, caíram 3,3% e 3,7%, respectivamente, ao passo que as da Advantest despencaram 4,4%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng oscilou entre perdas e ganhos nas cautelosas negociações do dia, após uma contração nas importações chinesas terem aumento as expectativas de mais estímulo visando impulsionar a segunda maior economia do mundo.

Na sexta-feira, a China aprovou um programa de gastos em infraestrutura no valor de US$ 157 bilhões com o objetivo de ajudar a estimular a economia.

Os ganhos acentuados nos preços do ouro e do cobre, na sexta-feira, impulsionaram os produtores de matérias-primas. As ações da Jiangxi Copper Company saltaram 2%, as da Zijin Mining Group dispararam 3,5%, ao passo que as da Angang Steel Company alavancaram 4,7%.

As ações da Esprit Holdings, varejista focada no mercado europeu, dispararam 5,5% após o Banco Central Europeu (BCE) ter anunciado, na semana passada, detalhes do seu programa de compra de títulos projetado para conter a crise da dívida na zona do euro.

Enquanto isso, na Austrália, o índice de referência ASX/200 avançou após os amplos ganhos dos produtores de commodities.

As ações da Newcrest Mining dispararam 4,5%, as da Rio Tinto subiram 4,3%, ao passo que as ações da fabricante de minério de ferro Fortescue Metals alavancaram 7,25%.

As bolsas europeias apontaram abertura em leve queda. Os futuros do EURO STOXX 50 apontaram perda de 0,35% na abertura, os do CAC 40 da França caíram 0,25%, os do FTSE 100 de Londres recuaram 0,35%, ao passo que os do DAX da Alemanha indicaram perda de 0,35% na abertura.

No final do dia, a zona do euro deve divulgar dados sobre a confiança do investidor, ao passo que a França deve publicar dados oficiais sobre a produção industrial.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações