Bolsas da Europa fecham a maioria em alta, de olho em PIB e juros maiores nos EUA

Estadão Conteúdo

Publicado 28.07.2022 10:10

Atualizado 28.07.2022 13:40

Bolsas da Europa fecham a maioria em alta, de olho em PIB e juros maiores nos EUA

As principais bolsas europeias fecharam em alta nesta quinta-feira, 28, no dia seguinte à subida dos juros nos Estados Unidos, de 0,75 ponto porcentual, e repercutindo a contração do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA, que moderou as expectativas pelo aperto monetário do Federal Reserve (Fed). Há também preocupações generalizadas sobre recessão na zona do euro.

Um relatório divulgado nesta quinta pela consultoria Capital Economics informa que a queda maior do que o esperado no índice de sentimento econômico da Comissão Europeia em julho se soma a uma lista crescente de indicadores fracos, e traz o risco de uma recessão no continente.

Recessão também que é discutida nos Estados Unidos, e que consequentemente afeta os mercados globais, com a informação de que o PIB dos EUA mostrou contração de 0,9% no segundo trimestre um dia após o Fed, banco central americano, elevar novamente a taxa básica de juros no país.

Para o presidente americano Joe Biden, "não é surpresa que a economia esteja desacelerando à medida que o Fed age para reduzir a inflação", ressaltou, em comunicado.

Ainda que preocupe do ponto de vista econômico, o fraco desempenho da atividade nos EUA fez com que o mercado moderasse sua perspectiva de aumento de juros pelo Fed, dando fôlego às bolsas globais. Na manhã de hoje, o CME Group calculava cerca de 80% de chance de que o Fed opte por desacelerar o aumento dos juros em setembro, para alta de 50 pontos-base.

Em Londres, o índice FTSE 100 terminou em baixa de 0,04% aos 7.345,25 pontos. Balanços da Shell (NYSE:SHEL), que informou um ganho ajustado recorde, foi sentido no pregão com as ações fechando em alta de 0,31%. Já as da Anglo American (LON:AAL) subiram 2,50% após a mineradora superar expectativas de lucro e Ebitda. A maior cervejaria do mundo, a AB InBev teve queda no lucro e sua ação fechou em baixa de 4,09% em Bruxelas.

O índice Ibex 35, da Bolsa de Madri fechou em baixa de 0,49% aos 8.084,90 pontos. Destaque para a divulgação do balanço do Santander (BVMF:SANB11), que ampliou os ganhos, mas suas provisões para empréstimos inadimplentes deram um salto, levando a ação do banco espanhol a ceder 2,39%.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,88% para 13.282,11 pontos. Já em Paris, o CAC 40 terminou em alta de 1,30%, aos 6.339,21 pontos, na máxima diária, bem como o índice FTSE MIB de Milão, que subiu 2,10%, aos 21.932,06 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 subiu 0,72%, para 6.160,72 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações