Bolsas da Europa fecham com baixa de cerca de 2%, de olho em conflito

Estadão Conteúdo

Publicado 14.02.2022 11:41

Atualizado 14.02.2022 15:10

Bolsas da Europa fecham com baixa de cerca de 2%, de olho em conflito

As principais bolsas europeias fecharam com queda em torno de 2% nesta segunda-feira, 14. A escalada do conflito entre a Rússia e países ocidentais na região da Ucrânia pressionam os índices, enquanto investidores seguem monitorando as perspectivas de aperto monetário dos principais bancos centrais do mundo.

Nesta sessão, o Stoxx600, composto por centenas de empresas no continente, caiu 1,83%, a 460,96 pontos.

Analista-chefe de mercados na CMC Markets, Michael Hewson afirma que o fraco desempenho das bolsas da Europa nesta segunda resultam da "ressaca" das quedas vistas em Wall Street na última sexta-feira, em meio aos eventos recentes nas fronteiras da Ucrânia.

Durante o pregão, o DAX chegou a atingir o nível mais baixo desde outubro de 2021. No fechamento, a bolsa de Frankfurt caiu 2,02%, a 15.113,97 pontos, segundo dados preliminares, com Infineon (-3,30%), Volkswagen (DE:VOWG) (-3,29%) e Deutsche Bank (-3,24%) liderando a queda.

Já em Londres, o FTSE 100 recuou 1,69%, a 7.531,59 pontos. As companhias aéreas, como o IAG (-5,63%), dono da British Airways, foram pressionadas pela possibilidade do conflito em território europeu. Os bancos também cederam, com Barclays (LON:BARC) (-5,11%) e Lloyds (-4,17%) no vermelho.

Na análise da Hewson, o recuo em tais papéis se deu após os ganhos recentes, além da inversão na curva de juros britânicos estar no radar.

As negociações sobre a crise na Ucrânia seguem no noticiário. Nesta segunda-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) garantiria a segurança de seu país, informou a Rai.

O G7, por sua vez, reforçou estar pronto para impor sanções à Moscou, em caso de invasão. Na sexta-feira, a Casa Branca projetou que Vladimir Putin pode agir nos próximos dias.

Em Paris, o CAC 40 fechou em baixa de 2,27% a 6.852,20 pontos, e em Milão, o FTSE MIB recuou 2,04%, a 26.415,41 pontos.

Nas praças ibéricas, o PSI 20 caiu 1,49%, a 5.507,66 pontos, e o IBEX 35, 2,55%, a 8.573,80 pontos, conforme dados preliminares.

Em relatório, a Capital Economics prevê que uma guerra na região da Ucrânia adicionaria até dois pontos porcentuais à inflação de países desenvolvidos, em especial os europeus.

Um quadro de conflito poderia levar os bancos centrais a optarem por um aperto monetário mais agressivo, enquanto os governos relaxariam sua política fiscal, afirma a consultoria.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações