Bolsas da Europa fecham em alta, apoiadas por balanços, após sessão volátil

Estadão Conteúdo

Publicado 03.05.2022 10:35

Atualizado 03.05.2022 14:11

Bolsas da Europa fecham em alta, apoiadas por balanços, após sessão volátil

Os mercados acionários da Europa fecharam em alta, nas máximas do dia em Londres, Milão e Lisboa. Ao longo desta terça-feira, 3, o quadro misto prevaleceu boa parte do tempo, com investidores atentos a balanços corporativos, mas também ao noticiário na guerra entre Rússia e Ucrânia e à perspectiva de aperto monetário.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,53%, em 446,20 pontos.

O dia foi de volatilidade nos índices. Alguns balanços agradaram, como o da BP, com o papel da petroleira em Londres terminando com ganho de 5,80%. Também após resultados, BNP Paribas (EPA:BNPP) teve alta de 5,15% em Paris.

O setor financeiro em geral se saiu bem, apoiado pela perspectiva de elevações de juros. Nos EUA, há ampla expectativa por isso nesta quarta-feira, na reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), e na Europa o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) também deve elevar juros, na quinta-feira.

Na agenda de indicadores, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu 36,8% em março, na comparação anual, acima do esperado, enquanto a taxa de desemprego caiu a 6,8% no mesmo mês, como esperado.

Já no noticiário geopolítico, a Rússia impôs sanções, retaliando após punições recentes pela guerra na Ucrânia. O presidente russo, Vladimir Putin, disse ao da França, Emmanuel Macron, estar aberto ao diálogo, mas criticou Kiev e a União Europeia

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em alta de 0,22%, em 7.561,33 pontos, na volta de um feriado bancário na segunda-feira. Barclays (SA:B1CS34) (LON:BARC) registrou ganho de 1,89%.

Em Frankfurt, o índice DAX avançou 0,72%, a 14.039,47 pontos. Deutsche Bank foi o destaque, em alta de 4,05%.

Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 subiu 0,79%, a 6.476,18 pontos. Total Energies avançou 3,87% e Credit Agricole (EPA:CAGR), 2,62%.

O índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, fechou com ganho de 1,61%, em 24.242,25 pontos. Intesa Sanpaolo (BIT:ISP) esteve entre os papéis mais negociados, em alta de 1,97%.

Em Madri, o Ibex 35 avançou 1,83%, a 8.590,20 pontos, com Santander (SA:SANB11) subindo 3,01% e BBVA (BME:BBVA) 1,03%.

Na Bolsa de Lisboa, o Índice PSI fechou em alta de 0,33%, em 5.883,42 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações