Bolsas da Europa fecham em alta, após ata do BCE mostrar preocupação com crescimento

Estadão Conteúdo

Publicado 23.11.2023 11:00

Atualizado 23.11.2023 14:10

Bolsas da Europa fecham em alta, após ata do BCE mostrar preocupação com crescimento

As bolsas da Europa fecharam nesta quinta-feira, 23, em alta, depois da ata da mais recente reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) reforçar a preocupação da autoridade monetária com o crescimento econômico da zona do euro e sustentar o fim do ciclo de aperto. Nesta quinta-feira, o feriado nos Estados Unidos também retirou liquidez dos mercados, em dia de bolsa fechada também em Tóquio.

BLACK FRIDAY: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor”

No fim do pregão, em Londres, o FTSE 100 subiu 0,19%, aos 7.483,58; em Frankfurt, o DAX subiu 0,23%, aos 15.994,73 pontos; em Paris, o CAC 40 subiu 0,24%, aos 7.277,93 pontos; em Milão, o FTSE MIB teve alta de 0,28%, aos 29.235,71 pontos; em Lisboa, o PSI 20 ganhou 0,52%, aos 6.312,93 pontos. Em Madri, o IBEX subiu 0,29%, aos 9.916,30 pontos. As cotações são preliminares.

No início da manhã, o humor dos mercados europeus já era levemente positivo após o índice de gerentes de compras (PMI) composto do Reino Unido vir acima da expectativa e entrar em território expansionista, indicando avanço da economia. Também, os PMIs compostos da zona do euro e da Alemanha subiram, com o do bloco econômico ficando acima da expectativa.

Porém, os índices acionários registraram leve queda antes da divulgação da ata do BCE, em tom de cautela que durou pouco e voltou a melhorar.

Segundo o ING, a ata desta quinta-feira mostra que o BC do bloco econômico já chegou em seu pico de juros e pode cortar as taxas muito antes do que o previsto, apesar de que os dirigentes não devem assumir estes planos tão cedo, reforçando o discurso de que vão manter os juros por bastante tempo.

Como o ING indicou, os membros do BCE Joachim Nagel e Gabriel Makhlouf reforçaram que a alta de juros pode não ter chegado ao fim.

No Reino Unido, os papéis do NatWest subiram 0,49%, depois de oscilarem bastante durante o pregão, um dia após o governo do país anunciar que pretende deixar sua participação no banco e devolvê-lo completamente à iniciativa privada.

De acordo com análise do Hargreaves (LON:HRGV) Lansdown, o NatWest "está preparado para se beneficiar de alguns dos ventos favoráveis estruturais, que deverão aumentar os lucros do setor no médio prazo" e melhorar o valor de suas ações, que sofreu muito em 2023.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A expectativa é que o governo britânico comece a vender suas participações neste momento, aguardando alguma melhora no valor das ações, visto que enfatizou que vai aguardar condições "favoráveis" pare vender os papéis.

Na Alemanha, investidores também monitoraram a notícia de que o ministério das Finanças suspendeu o dispositivo fiscal que freia o aumento da dívida do governo. Na esteira do congelamento, os rendimentos dos bônus alemães de 10 anos tiveram alta forte a cerca de 2,619%.


Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações