Bolsas da Europa fecham em alta, após China atenuar requisitos de quarentena

Estadão Conteúdo

Publicado 28.06.2022 10:40

Atualizado 28.06.2022 15:04

Bolsas da Europa fecham em alta, após China atenuar requisitos de quarentena

As bolsas europeias avançaram nesta terça-feira, 28. Os ganhos foram puxados por ações ligadas a commodities, que ganharam impulso após a China afrouxar seus requisitos de quarentena para viajantes internacionais que entram no país. A decisão foi lida como uma tentativa de Pequim equilibrar sua política restrita contra a covid-19.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,27%, aos 416,19 pontos.

Em Londres, o FTSE 100 teve alta de 0,90%, aos 7.323,41 pontos, puxada pela valorização de 6,52% da Rolls-Royce Holdings (LON:RR) , empresa focada no ramo de aviação civil e militar.

De foco similar, a alemã Mtu Aero Engines (ETR:MTXGn) subiu 3,51% e liderou os ganhos do DAX, da bolsa de Frankfurt, que encerrou o dia em alta de 0,35%, aos 13.231,82 pontos. Com a melhora das perspectivas para viagens internacionais, companhias que fabricam peças para aeronaves tendem a ganhar força nas bolsas europeias.

Em Paris, o índice CAC 40 avançou 0,64%, aos 6.086,02 pontos, enquanto o milanês FTSE MIB subiu 0,79%, aos 22.101,23 pontos.

Nas praças ibéricas, o madrilenho IBEX 35 teve alta de 0,91%, aos 8.317,50 pontos, e o lisboeta PSI 20, de 1,94%, aos 6.172,51 pontos.

A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou nesta terça-feira, em comunicado, que reduzirá o período total de quarentena de 21 dias para dez, tanto para viajantes que entram no país quanto para pessoas que tiveram contato próximo com pacientes com covid-19. O órgão do governo também afrouxou seus requisitos de teste para pessoas em quarentena.

"A flexibilização das regras de quarentena da China pode apoiar a ideia de que Pequim está se aproximando do fim de sua política de covid-zero, mas essa mudança provavelmente não acontecerá até o fim do ano", estima o analista Edward Moya, da Oanda.

Ainda que o foco tenha sido outro nesta terça, investidores seguem de olho no futuro da política monetária na zona do euro. A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reiterou planos da instituição de elevar juros no próximo mês e em setembro, mas afirmou que o compromisso dependerá do comportamento dos dados econômicos.

Nesta terça, o instituto GFK registrou queda na projeção do índice de confiança do consumidor da Alemanha, de -26,2 pontos em junho para -27,4 em julho. O resultado veio abaixo da expectativa de analistas, que esperavam queda a -27,0.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações