Bolsas da Europa fecham em alta, após CPI nos EUA confirmar expectativas para Fed

Estadão Conteúdo

Publicado 12.01.2022 11:37

Atualizado 12.01.2022 15:10

Bolsas da Europa fecham em alta, após CPI nos EUA confirmar expectativas para Fed

As bolsas da Europa fecharam em alta, nesta quarta-feira, 12, após a leitura de dezembro da inflação ao consumidor nos Estados Unidos, praticamente em linha com o esperado, reforçar a previsibilidade nos planos do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para aperto da política monetária.

No fechamento, o índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,65%, a 486,20 pontos.

Segundo o Departamento do Trabalho dos EUA, o índice de preços ao consumidor (CPI) avançou 0,5% em dezembro ante novembro, ligeiramente acima do consenso de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de alta de 0,4%. Na comparação anual do mês passado, a alta foi de 7%, em linha com as expectativas.

O resultado corroborou a visão de que o Fed deve elevar juros em março. A plataforma do CME Group mostra que 74,4% das apostas monitoradas apontam para uma alta de 25 pontos-base na taxa básica no encontro que ocorrerá no terceiro mês deste ano. Na visão da Capital Economics, o BC dos EUA fará quatro aumentos ao longo de 2022.

Segundo o analista Chris Beauchamp, da IG, os números foram recebido positivamente por investidores. "Como resultado, os mercados puderam ter uma visão mais otimista e desfrutar de pelo menos algumas horas sem a preocupação de quando o próximo aumento da taxa do Federal Reserve chegará", explica.

Assim, o índice FTSE 100, referência na Bolsa de Londres, encerrou a sessão com ganho de 0,81%, a 7.551,72 pontos. As mineradoras Antogafasta (+7,49%), BHP (+4,46%), Anglo American (LON:AAL) (+3,87%) e Glencore (LON:GLEN) (+3,47%) lideraram os ganhos, embaladas pela escalada dos preços da commodities, na esteira do enfraquecimento do dólar e de perspectivas de mais estímulos econômicos na China.

Na Europa continental, o DAX, de Frankfurt, se elevou 0,43%, a 16.010,32 pontos, enquanto o CAC 40, de Paris, aumentou 0,75%, a 7.237,19 pontos. Segundo informou nesta quarta a Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia, a produção industrial na zona do euro cresceu 2,3% em novembro ante outubro - analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam alta de apenas 0,4%.

Em Milão, o FTSE MIB subiu 0,65%, a 27.714,26 pontos. Na Península Ibérica, o PSI 20, de Lisboa, avançou 0,40%, a 5.663,98 pontos, e o Ibex 35, de Madri, se valorizou 0,16%, a 8.770,30 pontos, conforme cotação preliminar.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações