Bolsas da Europa fecham em alta, após Itália recuar em imposto e de olho em incentivos chineses

Estadão Conteúdo

Publicado 09.08.2023 10:20

Atualizado 09.08.2023 13:40

Bolsas da Europa fecham em alta, após Itália recuar em imposto e de olho em incentivos chineses

As bolsas europeias fecharam a quarta-feira, 9, com ganhos, reagindo às perdas acumuladas na terça-feira, 8, na esteira dos dados da inflação da China, que sustentam possíveis novos estímulos à demanda, e em resposta ao recuo parcial do governo da Itália em seu plano de criar um imposto sobre lucro dos bancos.

Em Londres, o FTSE 100, subiu 0,80% a 7.587,30 pontos, enquanto o índice DAX, em Frankfurt, avançou 0,49%, a 15.852,58 pontos. O CAC 40, em Paris, ganhou 0,72%, a 7.322,04 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em alta de 1,31%, a 28.308,09 pontos.

Já em Madri, o índice Ibex 35 teve valorização de 0,73%, a 9.348,40 pontos. Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 teve alta de 0,40%, a 6.059,70 pontos. As cotações são preliminares.

O resultado do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da China, que indicou deflação, fez parte dos analistas ficarem otimistas com a possibilidade de mais estímulos ao consumo pelo governo chinês.

Analistas da RBC Capital afirmam que a recessão pressiona Pequim para apoiar a atividade na China. Na esteira da possibilidade de novos estímulos, as petroleiras britânicas Antofagasta (LON:ANTO) e Glencore (LON:GLEN) fecharam o pregão em alta de 1,16% e 2,26%, respectivamente.

Na Itália, o índice FTSE MIB recuperou parte das perdas de terça-feira. Após o fechamento do pregão desta terça-feira, o Ministério da Economia do país anunciou que criou um teto para a cobrança do novo imposto sobre lucro, que agora prevê que a contribuição máxima não pode ultrapassar 0,1% do total do ativo taxado, como forma de salvaguardar o sistema bancário.

Com a medida, o índice Stoxx Europe 600 Banks, que acompanha 42 bancos na União Europeia e no Reino Unido, registrou ganhos de 1,30%. Em destaque, os papéis da Intesa Sanpaolo (BIT:ISP) subiram 2,84%, os do UniCredit (BIT:CRDI) tiveram alta de 4,56% e os do banco BPM, na bolsa alemã, cresceram 4,99%.

Em destaque, os contratos mais líquidos de gás natural europeus acumularam ganhos de 23% depois de trabalhadores de empresas de gás natural liquefeito (GNL) da Austrália ameaçarem entrar em greve e prejudicarem a distribuição do GNL para a Ásia. O ANZ afirma que diante das turbulências, o gás europeu se tornou mais atrativo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações