Bolsas da Europa fecham em alta, com alívio em tensão sobre Ucrânia e dados

Estadão Conteúdo

Publicado 15.02.2022 11:58

Atualizado 15.02.2022 15:10

Bolsas da Europa fecham em alta, com alívio em tensão sobre Ucrânia e dados

As principais bolsas europeias fecharam em alta nesta terça-feira, recuperando parte das perdas registradas na véspera. O avanço se deu em meio a algum alívio nas tensões diante da crise na região da Ucrânia, com notícias sobre retirada de tropas russas próximo à fronteira. A divulgação de dados macroeconômicos na Europa também esteve no radar.

O índice pan-europeu Stoxx600 subiu 1,43%, a 467,56 pontos.

O Ministério da Defesa da Rússia informou nesta terça que começou a retirar parte de suas tropas que estavam próximas à fronteira ucraniana, de acordo com noticiário internacional. Cerca de 10 mil soldados saíram do local, de um total estimado em 130 mil.

Após uma reunião com o chanceler alemão, Olaf Scholz, o presidente russo, Vladimir Putin, acenou para a desescalada militar na região e disse estar aberto para continuar negociações diplomáticas com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Em coletiva à imprensa, os líderes afirmaram que a diplomacia segue como um caminho para o atual conflito.

Analista-chefe na CMC Markets, Michael Hewson avalia que, embora o noticiário desta terça seja encorajador, as conversas não demonstram ações concretas e há poucas evidências de mudanças efetivas até o momento. Em sua visão, essa observação "talvez ajude a explicar por que a recuperação de hoje foi cautelosa, em relação às perdas recentes".

Em Paris, o CAC 40 subiu 1,86%, a 6.979,97 pontos, e em Frankfurt, o DAX avançou 1,98%, a 15.412,71 pontos.

Já o FTSE 100 fechou em alta de 1,03%, a 7.608,92 pontos. O índice londrino foi pressionado por ações ligadas à commoditie, como British Petrol (-0,82%), Shell (NYSE:SHEL) (-1,07%), Anglo American (LON:AAL) (-2,81%) e Rio Tinto (LON:RIO) (-1,33%), que fecharam no vermelho.

Na contramão, a AstraZeneca (LON:AZN) liderou a alta, com avanço de 5,77%, após uma atualização nos testes do medicamento Lynparza mostrar resultados positivos no tratamento do câncer de próstata, destaca Hewson.

Uma série de indicadores foi divulgado na Europa nesta terça-feira. O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro subiu 0,3% no quarto trimestre de 2021, na comparação trimestral, em linha com a leitura preliminar. Já o déficit comercial da região em dezembro aumentou a 9,7 bilhões de euros.

Na Alemanha, o índice ZEW de expectativas econômicas subiu para 54,3 em fevereiro, abaixo do previsto por analistas. Para o Morgan Stanley (NYSE:MS), o indidacor demonstra certa recuperação da economia alemã.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em Milão, o FTSE MIB subiu 2,09%, a 26.967,98 pontos, enquanto nas praças ibéricas o PSI 20 avançou 2,47%, a 5.643,62 pontos, e o IBEX 35, 1,68%, a 8.718,00 pontos, conforme dados preliminares.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações