Bolsas da Europa fecham em alta com apetite por risco em NY e PIBs locais

Estadão Conteúdo

Publicado 02.02.2021 11:38

Atualizado 02.02.2021 15:10

Bolsas da Europa fecham em alta com apetite por risco em NY e PIBs locais

Os índices acionários das principais bolsas da Europa fecharam em alta nesta terça-feira, 2, repercutindo o bom humor dos mercados em Nova York, em meio ao recuo de movimentos especulativos por investidores de varejo, a temporada de balanços corporativos e as negociações pelo pacote de estímulos monetários nos Estados Unidos. Resultados do Produto Interno Bruto (PIB) para o 4º trimestre de 2020 da zona do euro e da Itália também agradaram os mercados do continente.

O índice pan-europeu Stoxx-600 encerrou o pregão em alta de 1,36%, aos 406,31 pontos. O fechamento desta terça marca a segunda alta seguida das bolsas europeias, recuperando parte das fortes perdas acumuladas na semana passada.

Para além do impulso de Nova York, indicadores macroeconômicos ajudaram a dar tom positivo às bolsas europeias. Apesar de recuar 0,7% ante o trimestre anterior, o PIB do 4º trimestre de 2020 da zona do euro veio acima das expectativas, indicando que o impacto dos bloqueios adotados no continente por conta da pandemia foi menor do que o esperado, avalia o Julius Baer, em relatório enviado a clientes.

Com isso, o índice Dax, de Frankfurt, subiu 1,56%, aos 13.835,16 pontos, enquanto o Ibex 35, de Madri, avançou 1,96%, aos 7.950,50 pontos, na maior alta do dia entre os principais índices europeus.

Também diante deste cenário, companhias ligadas ao setor aéreo e de turismo registraram ganhos generalizados.

No FTSE 100 de Londres, a InterContinental Hotels (LON:IHG) fechou na maior alta diária do índice, de 6,01%, seguida pela IAG (LON:ICAG) (+5,08%) e Whitbread (LON:WTB) (+5,89%). Em movimento contrário, a BP (LON:BP) teve o maior recuo do dia, de 4,70%, após divulgar balanço mais cedo.

Ainda em Londres, empresas de mineração devolveram os ganhos da segunda-feira com a queda no contrato futuro da prata, alvo de especulação por pequenos investidores. A Fresnillo (LON:FRES) caiu 4,83% e a Glencore (LON:GLEN) teve queda de 1,24%. Ao fim das negociações, o FTSE 100 marcava alta de 0,78%, a 6.516,65 pontos.

Já o CAC 40, de Paris, fechou em alta de 1,86%, a 5.563,11 pontos. A bolsa francesa ganhou suporte da alta do setor bancário no país, puxada pelas ações do BNP Paribas (PA:BNPP) (+3,55%) e Société Genérale (PA:SOGN) (+3,54%). Na Itália, o PIB do 4º trimestre do ano passado recuou 2,0%, em resultado melhor que o previsto. O FTSE MIB, de Milão, fechou em alta de 1,11%, a 22.066,87 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por fim, o PSI 20, de Lisboa, acompanhou os ganhos e fechou com variação positiva de 0,26%, aos 4.802,28 pontos, apesar da pressão imposta pela covid-19 à economia local.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações