Bolsas da Europa fecham em alta com aposta de alívio nos EUA; Airbus sobe com encomendas

Estadão Conteúdo

Publicado 12.01.2024 11:26

Atualizado 12.01.2024 14:40

Bolsas da Europa fecham em alta com aposta de alívio nos EUA; Airbus sobe com encomendas

As bolsas europeias terminaram a sessão em alta nesta sexta-feira, 12, após a divulgação da deflação nos preços do atacado nos EUA ampliar a possibilidade de corte da taxa de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em março. Os mercados da região conseguiram mostrar resistência à perda de fôlego em Wall Street, onde não haverá negócios na segunda-feira em virtude de um feriado. Entre as ações, as da Airbus (EPA:AIR) tiveram alta forte depois de a fabricante de aviões receber, em 2023, mais do que o dobro das encomendas do ano anterior.

Nos EUA, a chance de um alívio monetário ser iniciado em março pelo Fed cresceu para 79%, segundo o levantamento mais recente da ferramenta FedWatch, do CME Group, em resposta ao PPI de dezembro.

Na zona do euro, o economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, disse que os cortes nas taxas de juros não são um tema de debate no curto prazo, segundo a Reuters. Na véspera, a presidente do BCE, Christine Lagarde, tinha afirmado que a "parte mais difícil" no combate à inflação provavelmente ficou para trás, e que os juros básicos começarão a ser cortados quando o BCE tiver certeza de que o ritmo de alta dos preços está retornando para a meta oficial de 2% ao ano, também segundo a Reuters.

Em Paris, o CAC-40 terminou o dia com alta de 0,95%, aos 7.458,14 pontos. As ações da Airbus subiram 3,4%, após a maior fabricante de aviões do mundo quebrar seu recorde de quase uma década de maior número de pedidos em um único ano. A empresa disse que registrou 2.319 pedidos brutos no ano passado, mais que o dobro do número de 2022 e 29,1% acima do recorde de 1.796 estabelecido em 2014.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE-100 subiu 0,64%, aos 7.624,93 pontos. A Capital Economics projeta que as ações britânica devem mostrar um desempenho robusto neste ano em contraste com 2023, favorecidas pela fraqueza da libra esterlina e pelo entusiasmo com tecnologia de inteligência artificial, segundo nota assinada pela economista de mercado Diana Iovanel. Entre as ações individuais, as da Burberry (LON:BRBY) caíram 7% após a empresa de produtos de luxo alertar para desaceleração da demanda.

No mercado de Frankfurt, o DAX avançou 0,95%, aos 16.704,56 pontos. Em Madri, o Ibex-35 ganhou 0,79%, 10.083,90 pontos.

Em Lisboa, o PSI-20 cedeu 0,79%, aos 6.537,66 pontos. As ações da Jeronimo Martins caíram 7,35%, depois de a varejista e distribuidora de alimentos anunciar desaceleração do crescimento das vendas de seus negócios na Polônia.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações