Bolsas da Europa fecham em alta, com balanços, dados e sinais da China em foco

Estadão Conteúdo

Publicado 29.04.2022 10:54

Atualizado 29.04.2022 15:14

Bolsas da Europa fecham em alta, com balanços, dados e sinais da China em foco

Os mercados acionários da Europa fecharam com ganhos, nesta sexta-feira, 29. As ações foram apoiadas por alguns balanços que superaram as expectativas e também por declarações de apoio ao crescimento econômico na China. Além disso, indicadores importantes foram avaliados, entre eles o Produto Interno Bruto (PIB) e o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,74%, em 450,39 pontos. Na comparação semanal, ele caiu 0,64%, a 450,39 pontos.

Entre ações em foco, Saint-Gobain subiu 1,35% em Paris, após balanço do grupo de materiais de construção. Novo Nordisk avançou 5,38% em Copenhague, também após resultados que agradaram.

AstraZeneca (SA:A1ZN34) (LON:AZN) chegou a cair em parte do pregão, após balanço, mas terminou em alta de 1,19% em Londres.

Deutsche Bank também oscilou, terminando em alta de 0,04%, após chegar a cair 3% com a notícia de que escritórios do banco eram alvo nesta sexta-feira de operação de agentes do Ministério Público de Frankfurt e da agência reguladora financeira alemã, BaFin. O banco disse que a operação estava ligada a suspeitas de lavagem de dinheiro denunciadas pelo próprio Deutsche e ressaltou que coopera com as autoridades.

Na agenda de indicadores, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,2% no primeiro trimestre deste ano ante o quarto do anterior, como previsto por analistas. O CPI subiu 7,5%, na comparação anual, leitura recorde da inflação na zona do euro. Houve ainda números do PIB de alguns países, com resultado melhor que o previsto na Alemanha, mas abaixo do esperado na França, enquanto a Itália apresentou leve contração, de 0,2% ante o trimestre anterior - para o ING, este país pode sofrer recessão técnica no segundo trimestre.

Os mercados europeus foram apoiados pelo fato de que a mídia estatal chinesa reportou que o comando do país prometeu ampliar esforços para impulsionar o crescimento. A notícia apoiou as praças asiáticas também.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em alta de 0,47%, em 7.544,55 pontos. Na comparação semanal, ele subiu 0,30%.

Em Frankfurt, o índice DAX avançou 0,84%, a 14.097,88 pontos. Na semana, recuou 0,31%.

Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 fechou em alta de 0,39%, em 6.533,77 pontos. Na semana, o índice caiu 0,72%.

O índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, terminou com ganho de 0,82%, em 24.252,16 pontos. Na comparação semanal, ele caiu 0,11%.

Em Madri, o índice Ibex 35 fechou em alta de 0,85%, em 8.584,20 pontos. Na semana, ele recuou 0,79%.

Na Bolsa de Lisboa, o índice PSI 20 foi na contramão da maioria e fechou em baixa de 0,04%, a 5.930,01 pontos, perdendo fôlego nas horas finais do dia. Na semana, ele caiu 1,21%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações