Bolsas da Europa fecham em alta, com dados do Reino Unido e falas de Putin

Estadão Conteúdo

Publicado 11.03.2022 12:17

Atualizado 11.03.2022 15:40

Bolsas da Europa fecham em alta, com dados do Reino Unido e falas de Putin

As principais bolsas europeias fecharam em alta nesta sexta-feira, 11, após sessão de quedas de ontem. As ações ganharam impulso diante de dados econômicos positivos no Reino Unido e comentários do presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre possíveis negociações por uma solução da guerra na Ucrânia. Além disso, o mercado monitorou números de inflação da Alemanha, que vieram de acordo com o esperado.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,95%, a 431,17 pontos. Enquanto o londrino FTSE 100 subiu 0,80%, a 7.155,64 pontos, com Anglo American (LON:AAL) (+2,13%) e Pearson (LON:PSON) (+18,01%) entre os destaques. Na semana, a alta foi de 2,41%. Já o parisiense CAC 40 avançou 0,85%, a 6.260,25 pontos, com alta semanal de 3,27%.

Os mercados europeus já abriram em alta hoje, com investidores de olho em indicadores britânicos: o Produto Interno Bruto (PIB) teve alta mensal de 0,8% em janeiro, superando as expectativas, e a produção industrial avançou 0,7%, também acima do que se previa.

Mais tarde, as ações aceleraram após Putin indicar que houve avanços nas negociações com a Ucrânia por uma solução diplomática para o conflito. Analista-chefe da CMC Markets, Michael Hewson destaca que embora a recuperação desta semana seja uma pausa bem-vinda após três semanas de perdas, qualquer deterioração no sentimento no fim de semana pode ver esses ganhos revertidos "em um piscar de olhos", se a Rússia optar por aumentar ainda mais a ameaça de uso de armas químicas ou biológicas.

De acordo com o Julius Baer, a invasão da Ucrânia pela Rússia é um "choque massivo" aos mercados financeiros. Para o banco suíço, em resposta ao aumento dos preços, bancos centrais terão de normalizar sua política monetária e, no futuro, não poderão apoiar a demanda tão fortemente. Membro do Conselho de Administração do Banco Central Europeu, Mario Centeno, destacou hoje que a política monetária deve buscar uma posição mais neutra e menos acomodatícia, mas a mudança precisa ser coordenada com as políticas orçamentárias europeias.

Investidores também acompanharam a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da Alemanha, que acelerou para 5,1% em fevereiro, ante 4,9% em janeiro. O número de hoje veio em linha com as expectativas de analistas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em Frankfurt, o DAX teve alta de 1,38%, a 13.628,11 pontos, com papéis da Siemens Energy AG (DE:ENR1n) (+4,34%) e Airbus Group (PA:AIR) (+3,63%) em alta. Na semana, o avanço foi de 4,07%. Em Milão, o FTSE MIB subiu 0,68%, a 23.041,20, com alta semanal de 2,56%. Nas praças ibéricas, o PSI 20 subiu 1,51%, a 5.608,01 pontos. Na semana, o aumento foi de 5,18%. Já o IBEX 35 teve alta de 0,90%, a 8.142,10 pontos, subindo 5,45% na semana.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações