Bolsas da Europa fecham em alta, com notícias da China e dados do Reino Unido

Estadão Conteúdo

Publicado 01.11.2022 12:26

Atualizado 01.11.2022 15:40

Bolsas da Europa fecham em alta, com notícias da China e dados do Reino Unido

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta terça-feira, na esteira de avanço das bolsas asiáticas. No radar dos operadores, estão as especulações de que a China irá aliviar as políticas para covid-19 no ano que vem. Dado de indústria melhor que o esperado no Reino Unido e balanço corporativo da British Petrol (BP) também animaram os mercados.

O índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,58%, a 414,61 pontos, às 13h54 (de Brasília).

Circulam pela rede social chinesa que um comitê estaria sendo formado para avaliar o possível fim da política de covid-zero no país. Mesmo não confirmada, a notícia deu impulso aos mercados nas praças locais, com algum ajuste depois de um porta-voz do Ministério das Relações dizer não estar ciente de tal informação.

Analista da CMC Markets, Michael Hewson ressalta que, mesmo que haja tal mudança, ela não deve acontecer antes do primeiro trimestre do ano que vem. "É improvável que aconteça rapidamente e, se acontecer, os preços do petróleo e do gás podem subir bastante, introduzindo um novo choque inflacionário na economia global", diz.

De olho na demanda chinesa, o petróleo opera em alta, assim como ações ligadas a commodities. Na Bolsa de Londres, destaque para avanço da Antofagasta (LON:ANTO) (+4,30%), Glencore (LON:GLEN) (+4,94%) e Rio Tinto (LON:RIO) (+4,26%). A BP também sobe, em alta de 1,40%, depois de apresentar seus resultados corporativos. A petroleira britânica teve prejuízo líquido de US$ 2,16 bilhões no terceiro trimestre deste ano, mas a receita subiu na comparação anual. O FTSE 100 fechou em alta de 1,29%, a 7.186,16 pontos, com maior avanço pela Ocado (+39,16%), após anúncio de parceria com o sul-coreano Lotte Group.

Ainda no Reino Unido, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria caiu a 46,2 em outubro, em recuo menor que o previsto por analistas. A leitura é da S&P Global e CIPS, com sinalização de contração no setor pelo terceiro mês seguido.

Na política monetária, operadores aguardam decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) na quarta-feira. Já no Banco Central Europeu (BCE), a presidente da instituição, Christine Lagarde, indicou em entrevista ao Delfi Bizness que a elevação de juros deve ter continuidade. Em Paris, o CAC 40 subiu 0,98%, a 6.328,25 pontos, e em Frankfurt, o DAX ganhou 0,64%, a 13.338,74 pontos.

Em Milão, o FTSE MIB teve alta de 0,63%, a 22.795,64 pontos, e nas praças ibéricas, o PSI 20 subiu 1,92%, a 5.827,92 pontos, e o IBEX 35 avançou 0,53%, a 7.999,00 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações