Bolsas da Europa fecham em alta, com otimismo por juros e expectativa de avanço entre EUA-China

Estadão Conteúdo

Publicado 13.11.2023 11:49

Atualizado 13.11.2023 15:10

Bolsas da Europa fecham em alta, com otimismo por juros e expectativa de avanço entre EUA-China

As bolsas da Europa fecharam a segunda-feira, 13, em alta, em um dia de agenda econômica esvaziada. Os investidores se posicionam para uma semana que contará com divulgação de dados de inflação no Reino Unido, e com um encontro entre os presidentes norte-americano e chinês, Joe Biden e Xi Jinping, pela ordem, que dará pistas sobre o futuro da relação entre as duas maiores economias do mundo.

O índice Euro Stoxx 600 teve alta de 0,75%, aos 446,62 pontos.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) britânico de outubro será informado na quarta-feira, 15.

O analista Craig Erlam, da Oanda, espera que a inflação tenha desacelerado de 6,7% em setembro para 4,7% no mês passado. Um progresso desinflacionário tende a favorecer ativos de risco - como as bolsas -, uma vez que sugere que as taxas de juros podem não precisar ficar tão altas por mais tanto tempo.

"Leituras inferiores às previstas sobre a inflação e os salários podem pôr fim às especulações sobre aperto adicional e fazer com que os traders antecipem expectativas sobre quando ocorrerá o primeiro corte de juros", comentou Erlam.

Em Londres, o FTSE 100 fechou com alta 0,89%, aos 7.425,83, na cotação preliminar. Entre ações de destaque, a empresa de seguros de vida e pensão Phoenix Group subiu 5,84%, após ter elevado sua meta de geração de caixa na esteira da conclusão da transferência dos negócios Standard Life (LON:ABDN) e Phoenix Life para Phoenix Life.

À nível global, a antecipação é grande pela a reunião de Biden e Xi às margens da reunião da Apec Summit 2023. O CEO do deVere Group, Nigel Green, disse que, apesar das baixas expectativas quanto a uma longa lista de resultados, os mercados globais se entusiasmarão com a tão esperada reunião dos líderes.

"Esta reunião é principalmente sobre simbolismo, e não sobre resultados. Mas este simbolismo de alto risco é importante para os mercados globais. A melhora nas relações diplomáticas, o esclarecimento de percepções erradas e a possibilidade de evitar de surpresas entre as duas potências econômicas contribuirão para uma maior estabilidade do mercado", avaliou Green.

Em Frankfurt, o DAX avançou 0,73%, aos 15.345,00 pontos; em Paris, o CAC 40 subiu 0,60%, aos 7.087,06 pontos; em Milão o FTSE MIB teve alta de 1,48%, aos 28.925,26 pontos; em Lisboa, o PSI 20 ganhou 0,79%, aos 6.300,67 pontos. As cotações são preliminares.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações