Bolsas da Europa fecham em alta com pacote fiscal nos EUA e acordo pós-Brexit

Estadão Conteúdo

Publicado 28.12.2020 11:15

Atualizado 28.12.2020 14:40

Bolsas da Europa fecham em alta com pacote fiscal nos EUA e acordo pós-Brexit

As bolsas da Europa fecharam o pregão desta segunda-feira em alta, impulsionadas pelo otimismo nos mercados financeiros após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinar um projeto de lei que prevê US$ 900 bilhões em estímulos à economia americana. Além disso, o mercado acionário do Velho Continente também repercutiu o acordo comercial pós-Brexit entre o Reino Unido e a União Europeia, fechado na véspera do Natal.

O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou o dia com ganhos de 0,65%, aos 398,55 pontos.

A Bolsa de Londres não operou nesta segunda-feira devido a um feriado nacional.

Os mercados europeus já estavam fechados quando Londres e Bruxelas anunciaram o acordo comercial no dia 24. Por isso, as bolsas reagem nesta segunda-feira ao entendimento bilateral. O Parlamento Europeu aprovou provisoriamente o pacto, por unanimidade, e voltará a analisar o texto em janeiro. O legislativo britânico, por sua vez, fará uma votação nesta quarta-feira, 28.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que espera "ansiosamente" pela aprovação formal do acordo do Brexit e caracterizou o pacto como "um novo ponto de partida" para a relação entre o Reino Unido e a UE. Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel ressaltou que o acordo ainda está "sob escrutínio", mas o classificou como "justo" e "equilibrado".

Apesar do otimismo, o futuro relacionamento entre o bloco europeu e o país insular ainda gera cautela. De acordo com a BBC, o governo britânico espera um "período de turbulência" para as empresas locais.

Nos Estados Unidos, depois de meses de impasses, um novo pacote fiscal entrará em vigor. No domingo, Trump assinou o projeto que prevê US$ 900 bilhões em estímulos, restaurando benefícios de seguro-desemprego no país e evitando o chamado "shutdown" da máquina pública, já que a legislação também inclui recursos para o financiamento do governo.

Em Paris, o CAC 40 fechou em alta de 1,20%, aos 5.588,38 pontos, puxado pelos papéis de Carrefour (SA:CRFB3) (+3,52%) e Capgemini (PA:CAPP) (+3,27%).

O índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, por sua vez, avançou 0,72%, a 22.288,52 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 1,49%, para 13.790,29 pontos. As ações do Deutsche Bank (DE:DBKGn) ganharam 2,75% e as da Allianz (DE:ALVG) avançaram 1,42%.

Já em Madri, o IBEX 35 registrou alta de 0,54%, a 8.155,60 pontos.

E em Lisboa, o índice PSI 20 teve ganho de 1,53%, a 4.929,30 pontos.

Um dia depois de a União Europeia começar a vacinação contra a covid-19, a imprensa britânica informou que a autorização para o uso emergencial da vacina desenvolvida pela Astrazeneca em parceria com a Universidade de Oxford pode sair nos próximos dias no Reino Unido. Assim como a UE, o país já começou a vacinar sua população com o imunizante produzido pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações