Bolsas da Europa fecham em alta, com petroleiras e investimentos nos EUA

Estadão Conteúdo

Publicado 10.08.2021 10:39

Atualizado 10.08.2021 14:10

Bolsas da Europa fecham em alta, com petroleiras e investimentos nos EUA

As bolsas da Europa avançaram nesta terça-feira, 10, com o setor de energia acompanhando a recuperação dos preços do petróleo no mercado futuro, à medida que investidores aguardavam pela aprovação do pacote bipartidário de investimentos em infraestrutura no Senado dos Estados Unidos. O clima de apetite por risco nos mercados europeus ofuscou a leitura abaixo do previsto do índice ZEW de sentimento econômico de agosto na Alemanha. Neste contexto, o índice pan-europeu Stoxx 600 terminou o dia em alta de 0,35%, aos 472,32 pontos.

Principal alta do dia, o índice de referência da bolsa londrina FTSE 100 avançou 0,40%, aos 7.161,04 pontos, impulsionado pela alta de 7,81% da Flutter Entertainment  (LON:FLTRF), holding de casas de apostas irlandesa que apresentou resultados corporativos melhores que o esperado no segundo trimestre.

Ações de petroleiras também subiram em Londres, apoiadas pela alta de cerca de 3% nos contratos do óleo, que se recuperam de fortes quedas recentes. Entre os destaques, a British Petroleum teve alta de 1,13%, seguida pela Royal Dutch Shell PLC  (LON:RDSa) (SA:RDSA34), que ganhou 0,48%. Ja em Madri, a Repsol (MC:REP) subiu 1,08%, apoiando o avanço de 0,37%, aos 8.899,00 pontos, do IBEX 35.

Já no índice DAX, da bolsa de Frankfurt, ações de distribuidoras de energia, como a RWE (+1,00%) e a E.ON (+1,01%) ajudaram o mercado acionário alemão a superar a queda a 40,4 pontos do índice ZEW de sentimento econômico em agosto, cujo resultado esperado era de baixa a 57,5.

Segundo a High Frequency Economics, o mercado estima que o temor por uma possível nova onda de casos de covid-19 afetou a leitura do instituto, que também reportou alta a 29,3 pontos no indicador de condições atuais no mesmo mês.

A consultoria nota, no entanto, que os resultados não provocaram grande reação de investidores, que ficaram céticos após a produção industrial alemã desacelerar em junho ante maio, apesar da leitura positiva do ZEW no período. O DAX fechou a sessão em alta de 0,165, aos 15.770,71 pontos.

A busca do mercado europeu pela renda variável ocorreu diante da expectativa pela votação do plano de investimentos em infraestrutura de US$ 1,2 trilhão nos EUA, aprovado nesta terça no Senado norte-americano, após as bolsas do Velho Continente fecharem.

Entre outros índices acionários europeus, o CAC 40, de Paris, avançou 0,10%, aos 6.820,21, com a Arcellor Mittal (+3,11%) liderando os ganhos.

Já o PSI 20, de Lisboa, teve leve ganho de 0,02%, aos 5.153,07 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações