Bolsas da Europa fecham em alta, com PIB dos EUA e expectativa sobre juros

Estadão Conteúdo

Publicado 26.01.2023 11:35

Atualizado 26.01.2023 14:51

Bolsas da Europa fecham em alta, com PIB dos EUA e expectativa sobre juros

As bolsas europeias fecharam em alta nesta quinta-feira, 26, em recuperação após as perdas da quarta-feira, em dia de agenda esvaziada na região e com investidores no aguardo da próxima decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês). Ainda, o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA acima do esperado também impulsionou os negócios nesta sessão.

Em Frankfurt, o índice DAX, fechou em alta de 0,34%, a 15.132,85 pontos. O CAC 40, em Paris, avançou 0,74%, a 7.095,99 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em alta de 1,32%, a 26.217,56 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 subiu 0,79%, a 9.028,10 pontos. Por fim, na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 subiu 1,07%, a 5.961,77 pontos. As cotações são preliminares.

Em Londres, o FTSE 100, subiu 0,21% a 7.761,11 pontos, apesar da queda da Polymetal, que despencou mais de 20%, estendendo as perdas de quarta, com investidores ainda reagindo à possibilidade da empresa migrar a listagem Casaquistão.

Já na Bolsa de Frankfurt, a empresa de software alemã SAP cedeu quase 1%, com o mercado reagindo à notícia de que a empresa irá cortar cerca de 3 mil empregos após ter apresentado um balanço decepcionante para o quarto trimestre de 2022.

Na esteira de Wall Street, os mercados acionários europeus também foram beneficiados pela PIB dos EUA acima do esperado, indicando resiliência na economia americana, o que também beneficia a Europa, aumentando o apetite por risco.

Na visão da Capital Economics, investidores também se mantêm atentos a qualquer sinal que indique a decisão de juros do BCE para as reuniões que após a da semana que vem, visto que o mercado já entrou em consenso de que a próxima alta será de 50 pontos-base (pb). "A resiliência da economia e a persistência do núcleo da inflação significam que o BCE aumentará a taxa de depósito em mais 50 pb em março e 25 pb nas duas reuniões seguintes, levando-a a um pico de 3,5%."

Já para o BoE, a consultoria afirma que uma alta de 50 pb na próxima reunião, levando as taxa de juros a 4%, não será surpresa para o mercado. Entretanto, a projeção é que os aumentos subsequentes levem a taxa para 4,50%, superior à previsão de mercado de um pico de 4,25%. "Acreditamos que os mercados ficarão surpresos com a rapidez com que as taxas de juros serão cortadas em 2024."

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações